Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) realizam, de 5 a 9 novembro, visitas a centros de referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D) em cinco estados: Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. A iniciativa faz parte do Programa de Imersão em Ecossistemas de Inovação que busca aproximar o empresariado brasileiro de instituições de conhecimento a fim de viabilizar projetos inovadores determinantes para competitividade da indústria. As visitas são organizadas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

A imersão começa pelo Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia SENAI-Cimatec em Salvador, reconhecido como uma das principais instituições de ciência e tecnologia do país. Na Bahia, o grupo também pode visitar o Complexo Industrial Ford Nordeste Camaçari, que conta com um modelo de produção inovador chamado montagem modular sequenciada, aplicado pela primeira vez dentro da Ford Mundial.

MICROTECNOLOGIA – Outra parada dos participantes do programa será na capital mineira, onde eles podem conhecer o Centro Suíço de Eletrônica e de Microtecnologia (CSEM), especializado em eletrônica impressa, e o Instituto SENAI em Metalurgia e Ligas Especiais, referência no desenvolvimento de novas ligas metálicas para empresas como Votorantim, Usiminas e Gerdau.

No terceiro dia, em Campinas, a imersão visita o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Instituto Eldorado, dedicado à Tecnologia da Informação e Comunicação e Telecom. A instituição é especialista em recursos da chamada Indústria 4.0 – internet das coisas (IoT), big data, analytics, realidades virtual e aumentada, entre outros. Ainda em São Paulo, os visitantes vão conhecer o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), uma das instituições responsáveis por um dos mais expressivos e inovadores programas de P&D em sistemas de comunicações ópticas do país.

O grupo formado por executivos de empresas e representantes de instituições públicas e privadas também irá a Curitiba, onde devem conhecer o Centro de Pesquisa e Tecnologia Lactec, especializado em Eletrônica Embarcada, e o Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica.

NOVOS PRODUTOS – A semana de imersão terminará no Rio Grande do Sul com visitas aos Institutos SENAI de Inovação em Polímeros e Metalmecânica e ao Grupo FCC. Instalado em São Leopoldo, o Instituto SENAI de Inovação em Polímeros pesquisa novos insumos, aplicações e composições como borrachas, plásticos, tintas e adesivos com uso de equipamentos de última geração que simulam o ambiente industrial.

Para Fernanda Silva, gerente de negócios e comunicação da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), a participação em programas como este são fundamentais para o fortalecimento e crescimento dos projetos de instituições apoiadas pela Fundação.

“Conectar, cooperar e ser elo do ecossistema de inovação é primordial para e evolução e sobrevivência de qualquer instituição. Nessa imersão nos fortaleceremos como elo do ecossistema nacional de inovação, conectando nossas soluções ao mercado e cooperando para que as tecnologias mudem o mundo”, destaca.

O Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação foi idealizado pela MEI, grupo formado por 200 das maiores lideranças empresariais do país coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mais de 200 executivos de uma centena de organizações participaram das visitas organizadas pelo IEL desde 2016. Nas missões, foram visitados cerca de 80 centros, empresas e instituições que atuam em projetos de fronteira. Dos resultados mapeados, destacam-se negociação para parcerias em PD&I, parcerias do tipo B2B, revisão de portfólio e governança para inovação de empresas participantes, além da revisão de currículos de instituições de ensino que integraram as delegações.

Fonte: Portal da Indústria com edição Fadepe.

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias