5 dicas rápidas do Gerenciamento de Projetos

30 de Outubro de 2018

Planejamento e estratégia são tudo para que uma atividade seja bem executada e os resultados sejam mais produtivos. Aqueles que possuem intimidade com gerenciamento de projetos são capazes de tornar os processos mais rápidos, concluir atividades com mais qualidade e diminuir os custos envolvidos com a execução.

Nesse sentido, é fundamental o domínio da gestão, muitas vezes negligenciado. A gestão de projetos, como é realizada hoje, começou a se estabelecer quando instituições sentiram a necessidade e o valor de se organizar o trabalho em processos gerando integração.  

Portanto, um dos modos de não deixar os processos “flutuando” é ativar o acompanhamento do projeto. Assim, é possível maior organização, controle e entrega de resultados. Nesse sentido, trazemos 5 dicas rápidas do gerenciamento de projetos.

  • 1 Metodologia

O método deve harmonizar com as necessidades para que se tenha sucesso em todo o processo. Ou seja, estabelecer uma metodologia determina as regras que serão aplicadas durante o projeto, levanto em conta todo o seu ciclo.

  • 2 Avalie e Comunique

Claro que não precisa falar sobre tudo. Porém, um projeto é constituído de inúmeros detalhes, então vale avaliar e informar aos envolvidos, uma vez que negligenciar a comunicação pode trazer riscos para o trabalho.

  • 3 Defina o escopo

Em um escopo deve existir todos os itens necessários para a conclusão do projeto. Desde os resultados que devem ser entregues até o montante investido, de acordo com o tempo de execução.

  • 4 Preveja os riscos

Após essas etapas de planejamento é essencial que seja previsto os erros que possam acontecer no decorrer da execução das atividades. Para isso, é importante que se prepare um plano de ação, acrescentando, por exemplo, uma margem de investimento para imprevistos.

  • 5 Acompanhamento

Etapa essencial é o acompanhamento das atividades do projeto. Nesse momento é importante analisar o desempenho e realizar os ajustes necessários para o sucesso do trabalho.

Agora que você já conhece os pontos básicos do gerenciamento de um projeto, por que não entrar em contato com a gente? Nós procuramos facilitar a vida do pesquisador, deixando-o livre para produzir ciência e tecnologia.

A Fadepe trabalha com o desenho de Escritório de Projetos segundo premissas postas pelo PMBOK® (Project Management Body of Knowledge - um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI, considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos). Neste escopo, os pesquisadores recebem assessoria para a execução administrativa e financeira de propostas voltadas para a área do ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, que culminam a inovação, ciência e tecnologia.






Outras Notícias

O Sirius, construído e mantido pelo CNPEM, será a maior e mais avançada fonte de luz síncrotron.

Imersão busca aproximar empresariado de instituições de conhecimento e estimular realização de projetos de P&D

Museu dedicado ao ramo da biologia que estuda os moluscos conta com mais de 200 mil espécies em coleção biológica

Ventos do Brasil são favoráveis para o desenvolvimento de usinas eólicas. O país é a oitava região com capacidade em usinas.