Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Pesquisador e apaixonado por iniciativas que buscam estudar, discutir e, acima de tudo, melhorar a atuação da saúde publica no que se refere ao uso de drogas, o Professor Telmo Mota Ronzani finaliza em 2016 mais dois projetos realizados junto à Fadepe (CDS APQ 01650/13 e CHE APQ 03602/13).

Para entender um pouco mais sobre as motivações deste reconhecido pesquisador, nós propomos algumas perguntas prontamente respondidas pelo mesmo. Vamos a elas?

Professor, qual sua motivação principal que o conduziu para desenvolver pesquisas nesta área?
Minha motivação vem desde a graduação na UFJF, quando tive a oportunidade de me aproximar do tema. Desde então questões relacionadas ao tema tem me gerado grande curiosidade social e acadêmica e acabei me especializando e direcionando minha formação para a área.

Qual o maior desafio que você encontrou ao longo deste percurso?
Vejo que o grande desafio é transformar o tema de interesse dentro da agenda pública para podermos aprofundar o conhecimento, melhorar as práticas e garantir os direitos dos usuários. O tema drogas sempre foi praticamente relacionado à filantropia e à caridade. Dentro desta perspectiva, a discussão do assunto como política pública e como direito sempre ficou relegada à segundo plano e o avanço de conhecimento e práticas de qualidade sempre foi muito complicado. Em outros momentos, o tema entra como agenda eleitoral e de financiamento, o que gera outras distorções. Ou seja, nosso grande desafio e barreira é trazer o tema para a esfera de política pública, baseada em evidências e não em políticas eleitoreiras ou de interesse financeiro e principalmente que sejam baseadas no tema como direito dos cidadãos de terem um cuidado humanizado, público e de qualidade.

Qual é o seu principal objetivo deste estudo?
Neste estudo específico, objetivamos principalmente fazer uma avaliação da rede de atenção aos usuários de drogas. Gostaríamos de saber especialmente como esta rede estava articulada, como se configurava o trabalho intersetorial e como os usuários e familiares percebiam tal serviço e qual é a necessidade de tipos de serviços nessa rede.

O senhor conseguiu os resultados esperados?
Sim, algumas hipóteses foram confirmadas. As conclusões gerais e principais é que a rede pública ainda é incipiente e que praticamente dependemos de serviços não governamentais para executar nossa política assistencial e isso gera uma série de problemas de financiamento, implementação, qualidade de intervenções e organização em rede. Outro ponto é que ainda temos como grande desafio o trabalho intersetorial. O tema drogas é muito complexo para ser discutido somente no setor saúde e na nossa pesquisa, percebemos que ainda precisamos ampliar as ações setoriais. Além disso, apresentamos diversas ferramentas úteis para a avaliação da rede de atenção de usuários de drogas para nossa realidade que poderão ser utilizados pelos gestores locais, regionais e nacionais.

Qual o impacto esperado pelo senhor na sociedade a partir do estudo?
Essa pesquisa especificamente teve o foco nas políticas públicas, com possíveis impactos mais diretos no planejamento, organização e avaliação da rede. Esperamos que os nossos resultados bem como as ferramentas desenvolvidas sejam úteis para que tenhamos polítcas públicas e uma rede melhor articulada e atenda à real necessidade dos usuários.

A pesquisa (ou alguns de seus resultados) já foi publicada em algum periódico ou apresentada em algum evento? Se sim, qual foi a repercussão?
Os resultados da pesquisa foram parte de dissertação de mestrado e doutorado de alunos do CREPEIA. Além disso, publicamos em artigos nacionais e internacionais, capítulos de livro e apresentação em congressos. Temos tido boa aceitação e repercussões práticas desses resultados, o que tem gerado interesse de alguns gestores.

Há novos projetos neste sentido que o senhor pretende desenvolver?
Estamos dando continuidade a essa linha de pesquisa, inclusive com financiamento da FAPEMIG. Estamos aprofundando e aprimorando algumas análises, em especial da análise da rede, da satisfação dos usuários e trabalhando no desenvolvimento de estratégias de redução de estigma. Este último estudo também com o apoio da Organização Panamericana de Saúde e com a participação de vários países.

Foto: Antônio Augusto Alvarenga

O professor Telmo Mota Ronzani é Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo (UNIFESP) e estágio pós-doutoral pela University of Connecticut Health Center (UCHC) na área de álcool e outras drogas.

Nós da Fadepe agradecemos tanto a presteza do Professor em nos atender quanto pela oportunidade e confiança depositada por ele em gerir seus projetos em parceria com nossa Fundação.

Para quem gostaria de conhecer um pouco mais do trabalho deste talentoso Professor, visite o link: cv.lattes.Prof.Telmo

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias