Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

A Fadepe realizou, nos dias 22 e 23 de junho, no anfiteatro das Engenharias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, a SIPAT. Com o objetivo de alertar, educar e conscientizar os colaboradores a respeito de acidentes e doenças que são oriundas de práticas e/ou posturas inadequadas no trabalho, a equipe de Gestão de Pessoas da Fundação convidou palestrantes de renome para abordar os temas: Yoga, Cuidados com a Saúde Emocional, Educação Financeira, Ergonomia, Diretrizes para o Empreendedorismo Pessoal e Meio Ambiente e Você.

A abertura do evento foi realizada pela vice-diretora da Fadepe, Elida Maia Ramires, que deu as boas-vindas aos colaboradores. Em seguida, Mônica Beatriz Goulart, instrutora e descendente de família pioneira da yoga em Juiz de Fora, apresentou resumidamente sua trajetória, como conheceu essa filosofia e os benefícios que esse estilo de vida pode trazer para o enfrentamento dos desafios cotidianos. Ao final da apresentação, os participantes puderam participar de uma sessão de relaxamento através da concentração e respiração, técnica utilizada na yoga que proporciona um bem-estar.

De forma didática e descontraída, Leonardo Aguiar, psicólogo do grupo Unimed Juiz de Fora, quebrou alguns paradigmas e demonstrou o lado positivo do medo e da ansiedade. Para Aguiar, quando estes dois sentimentos são vivenciados de forma “equilibrada”, eles podem auxiliar o indivíduo em problemas cotidianos como também no enfrentamento de medos. Em uma dica importante, o psicólogo orientou a “conversar” com a situação que está remetendo à algumas destas sensações, dessa forma, será possível, ao indivíduo, identificar a mensagem que a mesma quer lhe comunicar.

Com o país passando por uma turbulência econômica, o tema “educação financeira” se torna um assunto muito relevante para abordagens. O convidado para tratar deste ponto foi o chefe do departamento de projetos da Agência de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon/JF), Marcus Gasparetti. Questionando os participantes sobre a prática de planejamento financeiro, Gasparetti demonstrou, a partir de exemplos reais, que disciplina e atitudes simples podem contribuir para a conquista da tão sonhada independência econômica. E demonstrou que a análise, periódica, dos gastos pessoais pode ajudar a identificar gastos desnecessários.

Vilã, a postura corporal no posto de trabalho foi um dos temas centrais da Semana. E o fisioterapeuta do trabalho e ergonomista do Grupo Você, Marcos Arruda, demonstrou diversas situações do dia-a-dia empresarial que podem gerar dores musculares e até alterações posturais, quando a má postura é praticada por longos períodos. Arruda, explicou alguns detalhes que devem ser observados e ajustados pelos trabalhadores em seu posto de trabalho, tais como: altura do monitor, posicionamento dos pés durante o expediente, iluminação ideal e posicionamento próximo a janelas etc.

É sabido que a “correria” do dia-a-dia consome cada vez mais nosso tempo e que, devido a tal realidade, dedicamos cada vez menos tempo a nos conhecer melhor. E foi exatamente esta reflexão que Luciana Fiel, master coaching e mentora do Instituto O Líder que Existe em Você, e Rosângela Oliveira, assistente de Recursos Humanos da Fadepe, se propuseram a provocar. Partindo da afirmação de que “à vida é uma carreira solo”, os facilitadores destacaram a importância da auto responsabilização da vida, uma vez que, estamos colhendo hoje frutos das escolhas que fizemos há tempos. Desta forma, conhecer melhor a si próprio é fundamental para fazer boas escolhas e, consequentemente, conduzir e influenciar positivamente nosso futuro tanto profissional quanto pessoal. Uma das dicas é substituir os “por quês?” que frequentemente aplicamos frente às situações cotidianas por “para quê?”, pois assim iremos aprender com todos os nossos desafios.

 

Fechando o evento, Cristiano Santos, assistente de Recursos Humanos da Fadepe, apresentou alguns dados levantados a partir da campanha interna intitulada “Fadepe Verde”, que tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância da sustentabilidade no ambiente de trabalho. Dentre os itens, foi demonstrado a quantidade de copos descartáveis e papel A4 consumidos ao longo do ano, assim como o respectivo impacto ambiental provocados pelo uso destes materiais. Algumas dicas foram dadas no sentido de provocar a equipe a economizar tais recursos, preservando o meio ambiente.


Em nome da Fadepe nós agradecemos a todos os profissionais que participaram tanto no planejamento e promoção do evento assim como aqueles que compartilharam seu conhecimento e experiência conosco. E que venha o próximo! Obrigado a todos.

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias