Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Ter experiência no exterior e/ou com trabalhos voluntários são fatores cada vez mais valorizados quando a questão é o ingresso no mercado de trabalho. Em um ambiente de disputa acirrada, estes podem ser considerados investimentos importantes capazes de lhe credenciar à uma vaga. Como destaca Bárbara Simões, diretora de relações internacionais: “A oportunidade de ir para fora e passar esse estágio no exterior é um ganho de vida e curricular muito grande. A experiência do intercâmbio internacional, na graduação, representa um salto cultural na vida do estudante”.

Por outro lado, as instituições brasileiras entendem que este tipo de intercâmbio contribui, além do desenvolvimento individual do intercambista, para com o compartilhamento de conhecimento, enriquecendo tanto o pais de destino quanto a educação nacional.

Assim, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveu o Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD) que oferece aos graduandos a oportunidade de cursar um ou dois semestres em instituições conveniadas no exterior.

Todos os anos é publicado um novo edital que especifica as fases do processo seletivo, os requisitos, o número de vagas por universidade e os cursos contemplados.

Interessou? Acesse o site da UFJF (link), confira dicas de como se preparar para a seleção e boa viagem!

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias