Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Fadepe é a nova associada da Anpei

A Fundação de Apoio de Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) se uniu a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e agora participa de três comitês: Fomento, Interação ICT – Empresa e Inovação, por se tratarem de grupos que representam as diretrizes de trabalho da Fundação junto aos seus parceiros.

A Fadepe está imbuída da sinergia entre a pesquisa e as necessidades que anseiam por acesso aos potenciais da inovação. A associação na ANPEI soma esforços para atender tais demandas, tendo a Fundação o papel de executora de projetos ou de fomentadora dessas iniciativas.

A Anpei

A Anpei atua junto com as instâncias de governo, os setores produtivos e os formadores de opinião, disseminando a importância da inovação tecnológica para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do Brasil.

A entidade promove a integração e a parceria entre atores do Sistema Nacional de Inovação (SNI) – universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, federações de indústrias e órgãos de governo, como secretarias de governo de ciência, tecnologia e inovação e fundações de amparo à pesquisa dos Estados – em prol da inovação tecnológica, com mais de 250 associados, que representam R$ 10 bilhões em investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação no país.

A Associação participa ativamente dos debates que norteiam os incentivos fiscais à inovação, o sistema de proteção intelectual brasileiro, e outros temas relevantes na agenda de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) nacional.

Os Comitês

O comitê de Fomento à Inovação visa contribuir com o avanço e o aprimoramento dos instrumentos disponíveis, alavancar o investimento do Brasil em inovação e promover boas práticas e aprendizado no uso de instrumentos de fomento à inovação.

Assim, para promover um ambiente de networking e mobilização em torno do tema, o Comitê tem a missão de mapear, interpretar e difundir as melhores práticas corporativas e institucionais vinculadas ao uso e a adequação dos instrumentos de fomento no Brasil voltados ao estímulo à inovação.

O comitê Interação ICT – Empresa é um fórum de discussão para aproximar academia e setor empresarial para promover inovação. Este grupo caracterizou os modelos e as etapas ideais dessa interação, com foco no desenvolvimento tecnológico e na capacitação. Após intensa troca de experiência nos últimos anos, atualmente, concentra-se na consolidação e difusão de macrodiretrizes para a promoção da interação entre instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e empresas na forma de um guia de boas práticas.

Além dos já citados comitês, a Fadepe também faz parte do Gestão da Inovação, que tem como objetivo trocar experiências e práticas na gestão da inovação.

 

Fonte: Anpei, com edição.

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias