Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

A Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) é associada da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e marcou presença na décima sétima Conferência Anpei de Inovação, que aconteceu durante os dias 15 e 16 de agosto na ExpoGramado, no Rio Grande do Sul.  Esse ano a Conferência debateu as Novas Alavancas de Criação de Valor e contou com 35 painéis, 2 workshops, 16 cases selecionados e 900 participantes de 300 empresas diferentes.

O evento é um encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país. Essa edição debateu o desenvolvimento e o fortalecimento do ecossistema de inovação perante às mudanças socioeconômicas dos últimos anos a partir de quatro perspectivas: tecnologia, cliente, organização e ecossistema.

O vice-presidente da ANPEI, Rafael Navarro, destacou que o objetivo do encontro é estreitar as relações entre as instituições de pesquisa e as organizações empresariais com o intuito de aprimorar os processos de inovação e com isso encarar as mudanças tecnológicas como oportunidades de produção de valor.

De acordo com a gerente de negócios e comunicação da Fadepe, Fernanda Silva, a Conferência abordou muito sobre a criação de novas estruturas e modos de ver o mundo e os negócios.

“Os valores estavam sempre pautados em metodologias como design thinking e avaliação do sucesso do cliente para a criação de produto, porém, mais que isso, o evento tratou sobre a modernização; não da estrutura, mas do pensamento. Refletir de forma inovadora e ver, através dos problemas, oportunidades de criação”, destacou a gerente.

Ainda para a representante da Fadepe na Conferência, segundo os palestrantes do evento e as observações que podemos fazer do cotidiano empresarial, as instituições tradicionais estão na busca de renovação e modernização.

“As instituições de ensino superior também foram destaque no que se refere a burocratização dos processos. As instituições são um celeiro de boas ideias e precisa ser mais ágil para acompanhar a grande velocidade do mercado. Esse é um tema que sabemos que é necessário, mas, para as estruturas públicas que existem hoje, é um pouco mais complicado. A proposta é que sejam quebradas as barreiras para que a academia chegue ao mercado e o mercado a academia com mais simplicidade”, conclui Fernanda.

Para o coordenador do Comitê Técnico da Conferência Anpei, Luis Frade, uma das certezas que os participantes puderam sair do evento é a de que a busca por novas alavancas de criação de valor é uma jornada contínua, quando até mesmo organizações de sucesso estão experimentando novas alternativas.

A Conferência de 2019 está marcada para os dias 24 a 26 de abril, em local ainda a ser divulgado.

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias