Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Entre os dias 10 e 13 de maio aconteceu em Genebra, Suíça, o Congresso da World Confederation for Physical Therapy (WCPT). O evento, que conta com a participação de fisioterapeutas de várias partes do mundo, teve entre seus palestrantes dois pesquisadores brasileiros do programa de pós-graduação em Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Drª. Zaqueline Fernandes Guerra e seu orientador, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e um dos responsáveis pelo Núcleo de Geriatria e Gerontologia (NUGGER), Dr. Giancarlo Lucchetti, foram convidados para participar de um dos Simpósios realizados dentro do congresso. Os pesquisadores apresentaram ao público os resultados obtidos após o desenvolvimento de uma revisão sistemática com metanálise sobre ensaios clínicos que utilizam a técnica da imagética motora para promover a recuperação funcional de pacientes que já sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A WCPT é a entidade representativa da Fisioterapia mais relevante a nível mundial. Esse evento, que acontece a cada 2 anos, possibilita que fisioterapeutas de vários países discutam temas relacionados à pesquisa, educação, prática e perspectivas políticas relevantes para a atuação da Fisioterapia junto à população.

Os pesquisadores brasileiros da UFJF foram convidados pela Drª. Corina Schuster (Suíça), fisioterapeuta e integrante da organização do congresso da WCPT.  A Drª. Zaqueline considera a participação no evento um grande feito.

“Tivemos a honra de representar o Brasil, ao lado dos colegas Dr. Nikhil Sharma (Inglaterra) e do Dr. Sebastien Mateo (França), além da Dra. Corina. Levar minha contribuição à Fisioterapia Neurofuncional no maior Congresso Mundial de Fisioterapia, o da WCPT, foi incrível”, destaca a pesquisadora.

A Imagética Motora

A imagética motora é uma técnica de tratamento na qual o paciente imagina determinado movimento ou tarefa sem realizá-lo fisicamente. De acordo com a pesquisadora, há evidências de que essa técnica contribui nos processos da neuroplasticidade observados após danos neurológicos e ativa as mesmas áreas do encéfalo relacionadas com o planejamento e controle motor.

“Nos últimos anos, o interesse sobre o uso da Imagética motora como técnica de tratamento para pacientes com deficiências neurológicas, como após AVC, lesão medular, Doença de Parkinson, entre outras, aumentou. O objetivo é aumentar as evidências a cerca da utilização desta estratégia cognitiva para favorecer a recuperação de movimentos e tarefas frequentemente limitados após doenças e lesões neurológicas”, afirma Drª. Zaqueline.

Além da revisão sistemática,  Zaqueline desenvolveu, durante doutorado na UFJF, um ensaio clínico controlado e randomizado utilizando a técnica, cujo artigo encontra-se em fase de submissão em revista internacional relevante na área.

Fisioterapia Neurofuncional

A Fisioterapia Neurofuncional busca tratar e promover a recuperação funcional de pacientes com deficiências neurológicas que venham a apresentar limitações de atividades e restrição de participação.

O fisioterapeuta utilizar condutas, técnicas e recursos para favorecer a funcionalidade, estimulando o aprendizado e reaprendizado motor. Entre as técnicas cognitivas que podem ser associadas à prática física para promover a recuperação motora, destaca-se a imagética motora.

Para Zaqueline, participar do evento “foi extremamente relevante, uma vez que ao lado de pesquisadores internacionais que também estudam a técnica, pudemos contribuir para aumentar o embasamento científico da mesma, colaborando para seu uso na prática clínica dos fisioterapeutas”.

Paulo César Rosa / Fadepe

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias