Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

O programa Global July 2019 está com as pré-inscrições abertas para o campus Juiz de Fora e para o Global GV, campus Governador Valadares. Nesta edição, serão disponibilizadas vagas para o público externo, nas duas cidades, tanto para cursos de graduação quanto para os de pós-graduação, sem pré-requisito para as pré-inscrições, a não ser a ciência de que todas as aulas serão ministradas em língua estrangeira.

Serão oferecidos 60 cursos, em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. As opções estão divididas entre cursos de graduação (28 cursos), cursos de pós-graduação (30) e os cursos oferecidos no campus de Governador Valadares (8). As aulas acontecem nos dois campi, entre 8 de julho e 9 de agosto, e são gratuitas.

As inscrições para estrangeiros já estão abertas e são feitas por formulário específico diretamente no site do Global July.

O programa
Lançado em 2017 pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o Global July reúne estudantes e professores de vários países em cursos de curta duração e de carga horária variável em todas as áreas do conhecimento – Ciências Exatas, Ciências da Vida, Linguística, Literatura e Artes, Humanidades e Ciências da Saúde.

“O Global July cresceu além de nossas expectativas e se tornou o maior programa de internacionalização da UFJF. Com cursos de graduação e pós-graduação, já é possível contar com o mesmo número de convidados estrangeiros e professores da casa”, relata a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert. Segundo ela, o programa coloca a UFJF como um interessante destino no Brasil para cursos de férias, atraindo estudantes e professores estrangeiros e possibilitando novas parcerias.

O professor uruguaio Matias Rafael Navarrete vai lecionar “História do Pensamento Econômico” e vê o evento como uma boa oportunidade de parceria entre instituições. “Além das tarefas específicas que cada professor realiza durante o evento, este é um importante meio de fazer contatos que podem, eventualmente, terminar em futuras colaborações acadêmicas que transcendem o objetivo específico do Global July. É também uma oportunidade para efetivar e fortalecer os laços entre as universidades.” No caso da Universidad de la República, da qual Navarrete faz parte, alguns acordos puderam ser assinados a partir do contato gerado no Global July.

Para a italiana Elena Pagni, professora visitante da UFJF, a interculturalidade e a interdisciplinaridade são os pilares de destaque do Global July. “Como os cursos não são obrigatórios, é possível que os alunos se interessem por outras áreas de conhecimento. Essa interdisciplinaridade é interessante também para os professores que podem pensar os cursos de uma forma abrangente, difundindo o conhecimento sem aspectos limitantes”, explica. Este ano ela vai lecionar “Biofilosofia”, que tem como objetivo apresentar uma perspectiva geral das relações especulativas entre biologia e filosofia, a partir da teoria evolutiva de Darwin.

Formato dinâmico
Para os alunos brasileiros, o evento é uma chance única de aprender com professores estrangeiros. “A aula é lecionada de uma forma diferente e desafiadora, o que me permitiu aprender muito. Eles trazem discussões sobre temas do cotidiano de uma forma dinâmica, interativa e, principalmente, em outra língua. Além do conteúdo, essa também é uma oportunidade de praticar e ouvir uma pessoa fluente falando sobre o tema tratado”, conta a estudante de Jornalismo, Julia Garcia. A aluna de Farmácia Giovana Gomes aprova a interdisciplinaridade da proposta. “Aprendemos muito sobre assuntos da nossa área de formação, mas também de diversas outros campos áreas, o que foge um pouco da rotina e permite ir além”.

O Global July oferece, ainda, os “Side Events” (eventos paralelos), com o objetivo de proporcionar uma experiência internacional mais ampla a todos os participantes. Workshops, palestras e atividades culturais relacionadas à internacionalização são oferecidos por parceiros locais e estrangeiros, enriquecendo a atmosfera internacional da UFJF.

Mais informações: www.ufjf.br/globaljuly

 

Fonte: UFJF

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias