Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

O pesquisador Rodrigo Weber, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), recebeu reconhecimento internacional através do prêmio Endeavour Research Leadership promovido pelo Departamento de Educação e Treinamento do governo australiano. A condecoração premia os maiores nomes em liderança em pesquisa do planeta. Weber foi o único latino-americano dentre os 15 ganhadores. Por meio desse acordo, o pesquisador irá para a Queensland University of Technology (QUT) na Austrália, trabalhar junto a nomes de destaque na área de modelagem computacional do coração.

“Este reconhecimento foi uma surpresa, porque é extremamente concorrido”, revela Weber. Um dos objetivos do Endeavour Leadership Program (ELP) é fortalecer a pesquisa na Austrália por meio de colaboração, inclusive internacional, em diversos segmentos. Por isso, a seleção dos ganhadores em meio de pesquisadores do mundo inteiro, foi extremamente minuciosa. Os pesquisadores inscritos foram avaliados em fatores como o seu alto nível de realização acadêmica, o seu currículo e o seu reconhecimento no meio acadêmico. Além disso, a capacidade de contribuição com a internacionalização da pesquisa australiana e de desenvolver conhecimento e habilidades de liderança, também é analisada. Logo após, os nomes de destaque são direcionados para o Ministro da Educação da Austrália, que seleciona os ganhadores.

O ELP convida pesquisadores da Austrália e de outros países, para desenvolver seus conhecimentos e criar conexões entre as instituições de ensino. O programa coloca o Brasil como um dos principais países para promover este engajamento científico. Através da seleção das maiores lideranças em pesquisa do planeta, o governo australiano traz para si grande parte das inovações científicas sendo estudadas fora de seu território. Em contrapartida, o pesquisador troca informações com as outras lideranças, voltando para seu país de origem carregando conhecimento das mais recentes descobertas em sua área. “Esse prêmio incentiva a colaboração bilateral entre as instituições. Essa conexão facilita a captação de recursos para o intercâmbio de mestrandos da UFJF para a QUT e vice-versa, por exemplo”, esclarece Weber.

Modelagem computacional do coração

Através da análise de ressonância magnética de pacientes e do uso de modelagem computacional para simular as áreas deterioradas por conta da obstrução da coronária, Weber juntamente com alunos e colegas da área, deu um grande passo para chegar perto da validação de uma teoria proposta há 50 anos. A pesquisa foi reconhecida pela revista científica de renome internacional da editora “Nature”, ao ser publicada nos Scientific Reports do periódico. Essa conquista foi um dos principais fatores que chamaram atenção do programa. Além disso, Rodrigo coleciona mais de 120 publicações em revistas de renome de todo o mundo.

Na Faculdade de Ciências Matemáticas, Ciências e Engenharia da Queensland University of Technology, Weber irá trabalhar com o pesquisador Kevin Burrage, nome de peso na pesquisa em modelagem computacional do coração no cenário internacional. Burrage teve artigo publicado recentemente no periódico Science Advances, da renomada editora Science. “Conheci o trabalho de Burrage por meio de amigos. Depois começamos a trocar e-mails e ele me falou do prêmio e de como ele facilitaria o início de nossa colaboração”, revela Weber. Os pesquisadores usam diferentes métodos em suas pesquisas – Weber parte de uma abordagem determinista e Burrage utiliza fatores probabilísticos – que se complementam.

O próximo passo para concretizar esta colaboração acontece em dezembro deste ano, com a viagem de Rodrigo para Brisbane na Austrália. O intuito é participar reuniões colaborativas com o professor Kevin Burrage e outros membros da QUT e juntos trabalharão nos planos para a organização de um workshop em 2020, além de promover o estreitamento entre as instituições.

Fonte: UFJF

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias