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A maior parte dos jovens brasileiros tem uma imagem positiva sobre cientistas; porém, a maioria deles não consegue nomear uma pesquisadora ou pesquisador brasileiro, tampouco uma instituição nacional que faça pesquisa. Este contraste levantado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) exemplifica uma necessidade de aproximação entre o público não-especializado e os pesquisadores das universidades públicas, que respondem por mais de 95% da produção científica do Brasil.

É para tornar essa relação possível que existe a divulgação científica. E, como observado, não basta apenas o interesse da sociedade pelo o que é produzido na universidade: é preciso que o hábito de divulgar a ciência seja incorporada na rotina dos pesquisadores. Com o objetivo de capacitar divulgadores científicos entre a comunidade acadêmica, foi organizado o 1° Workshop de Divulgação Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento acontece nos dias 27 e 28 de setembro (sexta-feira e sábado, respectivamente) e será sediado no Centro de Ciências da UFJF. As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizá-las on-line, clicando aqui.

Oficinas e apresentações
A programação do evento reúne conversas e oficinas em formatos variados, com espaço para perguntas e debates com os apresentadores. Os temas abordados vão desde as ferramentas de divulgação científica presentes no campus – como o Centro de Ciências e a coordenação de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional –, até como expandi-las para um público mais amplo. Nas oficinas ministradas no sábado, dia 28, o participante pode optar, na parte da manhã, entre os temas de redes sociais ou eventos; já durante a tarde, pode escolher entre participar da oficina de vídeo, podcast, texto ou fotografia e design.

Uma das organizadoras do evento e pesquisadora do Departamento de Química da UFJF, Bárbara Almeida, relata que a ideia inicial era um evento que ajudasse estudantes da Química a participarem do “Desafio das 500 palavras”, feito para estimular a comunicação sobre as pesquisas que produzem na universidade. “Começou pequeno, mas percebemos que era algo que poderia beneficiar todos da universidade, com potencial para ser um evento institucional que gera ideias, estímulos, parcerias”, elabora.

Foi neste ponto que Almeida procurou pela coordenadora de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, Bárbara Duque, que juntou-se à organização do evento. Responsável por projetos institucionais como “A ciência que fazemos” e “Eis a questão”, a jornalista destaca a importância da busca por uma capacitação continuada para a divulgação da ciência.

“É preciso promover uma mobilização baseada no conhecimento para, assim, possibilitar a reversão da visão histórica brasileira sobre sobre o impacto do investimento em ciência e tecnologia. Assim, podemos sensibilizar a sociedade sobre o valor fundamental de ambas e, consequentemente, fomentar políticas públicas”, pondera Duque. “Faz parte da responsabilidade social da universidade demonstrar o benefício proporcionado pela ciência, e a mesma também gera pautas positivas para a instituição.”

 

Fonte: UFJF

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