Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Os biocombustíveis, uma aposta mundial para gerar energia de forma mais sustentável, contam com uma rede de apoio para sua produção e utilização em Juiz de Fora, Minas Gerais. Você sabe como este projeto impacta a cidade? 

Biodiesel, biogás e bioetanol são apenas alguns exemplos de biocombustíveis. Essa forma de obtenção de energia, diferente do petróleo e do gás, fontes mais comuns, esgotáveis e caras, é produzida a partir da biomassa.

A construção de uma usina de biodiesel em Juiz de Fora, segundo o Prof. Dr. Adilson David da Silva, coordenador do projeto Plataforma de Biodiesel da Zona da Mata, “(…) Traz a realidade de criar uma hélice tríplice, ou seja, unir poder público-universidade-empresa e ainda de criar algo novo e imediato para realidade da nossa região”. 

O Projeto da Usina de Biodiesel em Juiz de Fora

O coordenador do projeto explica que o mesmo surgiu a partir de uma cooperação e união de esforços entre a Prefeitura de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a empresa britânica Green Fuels

O intuito era a realização de uma pesquisa de validação tecnológica, econômica e ambiental da utilização de biodiesel em motores e sistemas, associado ao diesel fóssil ou não, em proporções superiores a 12%.

A Fadepe (Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão) contribui com o projeto da usina de biodiesel em Juiz de Fora apoiando os pesquisadores e alunos. O suporte na produção de biocombustíveis é um desafio também para a instituição, que normalmente desenvolve projetos de pesquisa tendo como alvo apenas publicações em revistas científicas.  

Por que o Biodiesel?

A principal vantagem de uma usina de biodiesel é que este, assim como outros biocombustíveis, é um combustível renovável, inesgotável

Diferentemente do óleo diesel comum, oriundo do petróleo, o biodiesel é capaz de reduzir a emissão de carbono (CO2) para a atmosfera, além de não produzir outros gases poluentes e maléficos à saúde.

A partir da usina de biodiesel, o combustível poderá ser obtido utilizando um equipamento britânico capaz de fornecer um biocombustível limpo, livre de água e com garantia de qualidade. 

Dessa forma, pode ser imediatamente inserido na escala de abastecimento de veículos da frota municipal da cidade e da UFJF.

Assim, o biodiesel será produzido a partir de óleos e gorduras vegetais e animais usados, ou qualquer outra biomassa produzida ou gerada de maneira sustentável, substituindo os combustíveis fósseis na matriz energética de Juiz de Fora. 

Vantagens da Usina de Biodiesel em Juiz de Fora

A implementação de uma usina de biodiesel em Juiz de Fora não favorecerá apenas a cidade ou a Universidade, mas todos os habitantes da região, uma vez que os biocombustíveis são muito mais sustentáveis e econômicos, além de serem uma aposta mundial.  

Além dos benefícios ecológicos e financeiros, o projeto ainda apoia a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, unindo tecnologia e sustentabilidade

A Fadepe faz questão de apoiar propostas inovadoras e de qualidade. 

Saiba mais sobre nossos serviços e acompanhe outros projetos de impacto para a região que contam com o nosso suporte! 

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias