Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

A Fadepe, em conjunto com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade do Porto, realiza o projeto “Critt Neoenergia – Levantamento Automatizado e Análise Inteligente de Dados para Medição de Descargas Sólidas e Líquidas”, que impacta usinas hidrelétricas de todo país. 

O objetivo é desenvolver veículos autônomos para, dentre outras aplicações, coletar informações mais precisas nas vistorias de rios e reservatórios.

O sucesso desse projeto reflete diretamente na sua conta de luz! Acompanhe o texto e descubra como e porquê. 

O projeto “CRITT Neoenergia”

Segundo o coordenador do projeto, Leonardo de Mello Honório, a ideia surgiu através de um mapeamento das necessidades de inspeções em áreas prioritárias dentro dos agentes de transmissão e geração de energia elétrica. 

Assim, a UFJF, em parceria com a Universidade do Porto e a Fadepe (Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão), iniciou o projeto de desenvolvimento de um barco autônomo para monitoramento de medidas hidrológicas

O projeto é executado principalmente pelos discentes do Departamento de Energia Elétrica da Faculdade de Engenharia da UFJF coordenados por Leonardo. 

A Fadepe dá o suporte jurídico, administrativo e financeiro, além de contar com o fomento da Neoenergia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico do Brasil.

O projeto “Neoenergia”, então, leva em conta, primeiramente, o fato de que a matriz energética brasileira é principalmente formada por usinas hidrelétricas

As usinas hidrelétricas têm custo mais baixo se comparadas aos outros tipos de centros de geração de energia, como as termelétricas. Entretanto, alguns fatores precisam ser considerados, como a manutenção dos níveis dos reservatórios. 

Dessa forma, se destaca a importância do estudo para redução dos custos das usinas geradoras de energia, em especial as usinas hidrelétricas, dado seu potencial econômico. 

Mas a pergunta que não quer calar é: Como o projeto “Critt Neoenergia” reduz os custos da minha casa?

Os resultados na prática

As informações transmitidas pelas usinas hidrelétricas interferem na formação do preço da energia que chega ao consumidor. 

O projeto “Neoenergia” ajudará nesse processo de redução de custos através da construção de um veículo autônomo que possibilitará coletas mais precisas dessas informações, além de outros benefícios.

Segundo Leonardo de Mello, “(…) Quanto maior a influência das hidrelétricas em relação ao total gerado, menor é este custo, por se tratar da energia mais barata dentro da nossa matriz energética.”

Ainda, “O despacho de todas as usinas nacionais (sejam usinas hidrelétricas, térmicas ou nucleares) é coordenado pela Operadora Nacional do Sistema — a ONS — baseado em diversos fatores, e define o custo da energia para todo o país”.

Entre os fatores que influenciam o despacho dessas usinas estão: 

  • Previsão de chuva; 
  • Vazão dos rios que abastecem o reservatório; 
  • Volume e capacidade dos reservatórios; 
  • Qualidade ambiental da bacia.

Caso essas informações não sejam precisas, gerarão perdas financeiras para as empresas, logo, um aumento no custo da energia para a sociedade.

A tecnologia por trás do projeto “Neoenergia”

Como forma de aprimorar este levantamento de informações, o projeto “Neoenergia” propõe a criação de uma nova topologia de barco autônomo para a vistoria de rios e reservatórios, principalmente os relacionados a grandes usinas hidrelétricas. 

Ele possui um casco em fibra de carbono de alta resistência com propulsão aérea azimutal, que direciona o impulso do barco, capaz de ultrapassar obstáculos.

Além disso, a tecnologia contém sensores de alta qualidade capazes de fazer um levantamento de precisão

Além disso, o barco é completamente autônomo, o que reduz o risco dos operadores durante as missões de inspeção.

“Fazer parte é ao mesmo tempo empolgante e desafiador. Temos que estar sempre atualizados com a academia e com o mercado para fornecer soluções inovadoras a nível mundial, (…) e, por fim, tentar transformar o objeto do desenvolvimento em um produto comercialmente viável.” — Diz Leonardo sobre o projeto. 

Assista os vídeos da execução do projeto “Critt Neoenergia”, e conheça outras pesquisas tão impactantes quanto essa no nosso site!

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias