Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

A Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) é uma fundação do Governo Estadual vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A fundação de apoio busca ser o principal agente indutor do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado.

Nesse texto vamos te explicar como funciona o trabalho de uma fundação de apoio à pesquisa e como ter um projeto financiado, com dicas para você ficar atento(a).  

O que é a Fapemig?

A fundação de apoio à pesquisa mineira foi criada pela Lei Delegada nº 10, de 28 de agosto de 1985. 

Atualmente, sua missão é “Induzir e fomentar a pesquisa e a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais”. 

Para isso, a instituição deve contemplar certas competências. Dentre elas estão:

  • O custeamento total ou parcial de projetos de pesquisa individuais ou institucionais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, técnico, econômico e social do Estado;
  • Promover intercâmbio com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, por meio da concessão de auxílios, que visem a capacitação e conhecimento científico e tecnológico;
  • Promover estudos sobre a situação geral da pesquisa científica, visando à identificação dos campos prioritários;
  • Fomentar a difusão dos resultados das pesquisas.

Você pode consultar integralmente o objetivo operacional e as competências legais no site da fundação.

Ainda, a Fapemig conta com câmaras de assessoramento, ou de avaliação de projetos, responsáveis pela análise, julgamento e recomendação dos pleitos apresentados.

São onze câmaras no total, que atuam entre as ciências exatas, biológicas, humanas, políticas e sociais. 

Elas são formadas por pesquisadores e profissionais de reconhecimento em suas áreas, e podem ser permanentes ou exclusivas. 

Agora que já entendemos quais são as áreas de atuação e objetivos da fundação de apoio, vamos entender a importância da Fapemig na prática! 

Projetos de pesquisa da Fapemig

Há inúmeras propostas de projetos e pesquisas de diversas categorias que tangem a área de atuação da Fapemig. 

Cada uma delas deve ser submetida às câmaras de assessoramento, as quais recomendam, ou não, o apoio solicitado.

Os projetos devem seguir certas linhas de fomento, como: pesquisa, inovação tecnológica, capacitação de pessoas ou divulgação científica, por exemplo. 

As realizações de cada linha estão disponíveis no site da Fapemig, bem como seus objetivos, justificativas, público alvo e impactos esperados.

“Mas que tipo de projetos são esses? Como posso enviar o meu?” Essas são perguntas que serão respondidas logo abaixo!

Programa Pesquisador Mineiro (PPM)

O Programa Pesquisador Mineiro (PPM) é um dos atuais projetos de pesquisa da fundação de apoio.

O projeto visa estimular a criação e o fortalecimento de grupos e redes de pesquisa mineiros, estimulando a produção e a difusão do conhecimento. 

Além disso, um dos propósitos é o incremento das pesquisas nos padrões de excelência e produtividade, bem como a otimização no uso dos recursos e a geração de grupos de referência em suas respectivas áreas. 

O projeto de pesquisa nasce levando em consideração a dificuldade em divulgar o conhecimento científico e tecnológico

Por vezes, sem o apoio de fundações como a Fapemig, pesquisas de relevância social só são do conhecimento dos pesquisadores envolvidos.

Dessa forma, se torna interessante ao estado estimular o surgimento de novos grupos e redes de pesquisa, e o fortalecimento dos grupos e redes já estabelecidos.

Programa de Estágio Técnico e Científico (ETC)

Como abordado anteriormente, a Fapemig fomenta projetos que visam a capacitação de pessoas. Um deles é o Programa de Estágio Técnico Científico no País e Exterior – ETC.

Afim de justificar o projeto, a fundação de apoio deve levar em conta que a qualidade da pesquisa científica e tecnológica depende de vários fatores. 

Um desses fatores é o incentivo à obtenção de novos conhecimentos, além do aprofundamento dos existentes por parte da comunidade científica. 

Dessa forma, investir na capacitação pessoal, no compartilhamento de experiências e de competências entre pesquisadores do país ou de outros países, é uma forma de investir diretamente na qualidade da pesquisa brasileira. 

Assim, o projeto surge com o objetivo  de capacitar pesquisadores, de modo a contribuir para a sua performance no desenvolvimento das pesquisas realizadas nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação de Minas Gerais (ICTMG).

Projetos como este, apoiados pela Fapemig, assim como outros, permitem uma maior visibilidade à produção científica e tecnológica mineira

Como ter minha pesquisa financiada pela Fapemig?

Se a Fapemig despertou sua atenção durante o texto e te lembrou daquele projeto de pesquisa, chegou a hora de entrar no site deles e conhecer ainda mais sobre a fundação de apoio! 

Vamos abordar os principais passos para enviar a solicitação do seu projeto, mas você deve ficar de olhos abertos aos pontos de atenção, como a própria missão da instituição. 

1 – Esteja atento(a) ao site da Fapemig

No site da Fapemig você deve encontrar a aba “Chamadas”. Ela será sua melhor amiga!

Nesta aba você encontrará as chamadas abertas para projetos, onde você poderá enviar o seu de acordo com o edital.

Nela você terá acesso às chamadas em análise, às encerradas e aos resultados das anteriores, ou seja, pode olhar que tipo de pesquisa foi aprovada e se basear nela.

2 – Leia e releia os editais

Cada edital terá sua especificidade. 

É preciso prestar atenção a cada uma delas, pois o não cumprimento de alguma pode acarretar na desclassificação da sua pesquisa.

Ainda que seu projeto seja aprovado, a proposta exigirá pontuação mínima para fins de classificação. Assim, quanto mais preciso, melhor. 

Você pode conferir todos os critérios de avaliação no procedimento de análise de propostas no site da Fapemig. 

3 – Conheça sua pesquisa

Primeiramente, lembre-se sempre do objetivo, da justificativa, do público alvo e dos impactos esperados na sua pesquisa.

A Fapemig precisa entender que seu projeto é sólido e trará algum retorno social. Faça questão de reforçar esses tópicos. 

Por fim, saiba qual linha de fomento da fundação de apoio a sua pesquisa se enquadra. A Fapemig tem câmeras de assessoramento específicas para cada, então garanta que o seu projeto está condizente com sua linha. 

4 – Faça uma boa previsão orçamentária

Um dos requisitos para a avaliação do projeto é o orçamento, por isso você deve fazer uma previsão realista e adequada.

Segundo o site da Fapemig, “Os itens de despesa previstos no orçamento devem ser acompanhados de justificativa técnica relacionada com o objetivo da proposta.”

Dependendo do caso, o orçamento deve estar acompanhado de um cronograma de execução financeira. 

Conclusão

A Fapemig é a principal agência de indução e fomento à pesquisa e divulgação científica e tecnológica de Minas Gerais. 

A atuação da instituição é de cunho social, e diversos projetos e pesquisas fomentadas pela fundação de apoio trazem retornos de muita visibilidade para o estado. 

Agora que você já conhece o funcionamento da Fapemig bem como os valores da instituição, não tenha medo de enviar seu projeto! 

Conheça a sua pesquisa, saiba agregar valor à mesma e busque o investimento para torná-la realidade. 

Acompanhe as novidades da Fapemig no site, inclusive projetos que contam com a participação e fomento da Fadepe.  

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias