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Usados na agricultura, segurança, mapeamento, reconhecimento tático, entre outros, os VANTs estão cada vez mais presentes no mercado. Mas o que significa VANT? 

O que é um projeto Vant?

A sigla vem de “Veículo Aéreo Não Tripulado” e são aeronaves projetadas para não receber pilotos em seu interior. Mais popularmente conhecidos como drones, eles são operados por controle remoto ou de forma autônoma por meio de softwares de automação de voo.

Seguindo as demandas mercadológicas, o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Elétrica da UFJF (PET-Elétrica) desenvolve uma pesquisa voltada para a projeção e construção dessas aeronaves. 

O projeto conta também com o desenvolvimento de novos sistemas de transmissão e visualização de imagens em tempo real, decolagem e aterrissagem auxiliada por visão computacional, dentre outras tecnologias.

A pesquisa, coordenada pelo Professor Dr. Leonardo de Mello Honório, busca fazer vistorias em linhas de transmissão de energia elétrica em áreas de concessão, através do desenvolvimento de quatro drones autônomos especializados em diferentes missões do setor elétrico. 

A tecnologia por trás da pesquisa de VANTs

Nesta pesquisa também foram desenvolvidos softwares de reconstrução 3D e análise dos equipamentos inspecionados, que auxiliam  no cálculo de supressão de vegetação que coloca em risco a linha de transmissão. Tais tecnologias desenvolvidas na UFJF geram patentes nacionais e diminuem os custos das empresas concessionárias de energia. 

Vale ressaltar que as VANTs utilizadas no projeto já possuem autonomia no plano de voo. Porém, como não há autonomia no foco da missão, é necessária a presença de um operador especializado no processo de inspeção das linhas de transmissão. 

Assim, durante o processo de inspeção, a pesquisa e desenvolvimento do VANT em destaque também objetiva automatizar as tarefas através de um software especializado. Este software será capaz de fazer análises inteligentes das imagens, auxiliando o operador na tomada de decisões. Ademais, este software proporcionará uma assessoria autônoma nas vistorias visuais ou térmicas durante o voo.

Tais inovações auxiliam na análise da evolução dos desgastes sofridos pelo equipamento e geram uma redução dos erros de missão e maior otimização na trajetória das aeronaves. 

O estudo de novos formatos de drone com maior sustentação e os testes de esforço e confiabilidade aplicados na pesquisa geram dados que são incorporados no software. Esses dados permitem uma manutenção preventiva dos VANTs, trazendo maior segurança, inovação e otimização das missões de voo. 

Engenharia elétrica na pesquisa de pouso autônomo de drones

Um dos desafios que envolvem o voo do VANT é a aterrissagem, que, normalmente, é realizada através do uso do sinal de um GPS. Porém, esse sinal pode gerar falhas fatais ao equipamento, visto que um pequeno erro de distância pode levar o drone a pousar sobre a água ou sobre alguma superfície irregular, gerando danos à aeronave. 

Assim, com o objetivo de eliminar essas falhas, alunos do PET-Elétrica desenvolveram um VANT capaz de realizar pouso autônomo. Neste projeto de pesquisa e desenvolvimento, produzido em parceria com a Fadepe, foram inseridos algoritmos de inteligência na aeronave, que permitem que se detecte o local exato de pouso. 

A tecnologia busca conciliar a visão computacional do raciocínio humano através do método Fuzzy, que leva em conta as incertezas nas tomadas de decisão. De acordo com o professor André Luís Marques Marcato, “no pouso por visão, é feito um sinal (parecido com um código de barras ou QR Code), que guiará o drone ao pouso exato”. Essa aproximação com a naturalidade humana permite a detecção das adversidades e do local exato de pouso com maior precisão. 

A evolução dos veículos aéreos não tripulados permite, entre outras coisas, um aprimoramento dos processos de vistoria e inspeção. O sucesso do projeto desenvolvido pela Engenharia Elétrica da UFJF se deve, sobretudo, pelo cooperativismo intelectual da equipe de pesquisadores e pela estrutura rica proporcionada pelo laboratório de engenharia da Universidade. 

Para saber mais sobre o funcionamento dos drones e VANTs, confira o canal do projeto no Youtube e visite o nosso site!

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