Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Dentre as instituições apoiadas pela Fadepe está o IF Sudeste, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. O instituto, criado em 2008, compõe a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, organização política que gere as instituições federais de educação profissional e tecnológica. 

Para que serve o IF-Sudeste?

Tanto as Universidades quanto os Institutos Federais (IFs) são autarquias federais e, assim como as primeiras, os IFs ofertam cursos de graduação e pós-graduação. Porém, eles vão além e atuam também na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos técnicos de nível médio.
Atualmente, o IF-Sudeste possui 10 campi espalhados pelo sudeste mineiro e 33 polos de educação à distância. Seu objetivo é formar e qualificar cidadãos, por meio da educação profissional, nas mais diversas áreas de atuação, visando o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. 
Além da formação técnica, o IF Sudeste MG atua também no desenvolvimento de  “programas de extensão, divulgação científica e tecnológica, além de realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo”.

Como surgiu o IF-Sudeste?

O IF-Sudeste surgiu em dezembro de 2008 com a promulgação da Lei nº11.892. Esta lei integrou a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, o Colégio Técnico Universitário (CTU – que pertencia à Universidade Federal de Juiz de Fora) e o antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (Cefet-RP) em uma única instituição. 
Com a expansão do Instituto, surgiram os campi Santos Dumont, Muriaé e São João del-Rey. Tempos depois foram criados o campus de Manhuaçu e o Campus Avançado de Bom Sucesso. Em 2015, as unidades de Cataguases e Ubá começaram a funcionar. 
Atualmente, a Reitoria do IF Sudeste MG está localizada em Juiz de Fora e funciona como centro de gestão política e estratégica da instituição. 

Processo Seletivo IF Sudeste Minas Gerais 

Todos os cursos oferecidos pelo IF Sudeste MG são gratuitos e para cursá-los, é necessário que o aluno seja aprovado no processo seletivo. 
O processo seletivo está aberto e as inscrições devem ser feitas pelo site da Copese entre os dias 18 de janeiro e 21 de fevereiro de 2021. Estão oferecidas vagas para o ensino técnico, para a graduação e pós-graduação nos múltiplos campi que compõem o IF Sudeste MG. 

Em razão da pandemia da Covid-19, excepcionalmente, não será cobrada taxa de inscrição no processo seletivo do primeiro semestre de 2021. Neste ano também não haverá prova e a seleção levará em conta o histórico escolar e o currículo dos candidatos. Os resultados estarão disponíveis no dia 15 de março de 2021. 
O IF Sudeste MG já formou mais de 17 mil profissionais e continua atuando na formação acadêmica, técnica e cidadã de seus alunos. Com a missão de desenvolver uma sociedade mais justa e participativa, a instituição aposta na qualificação de profissionais plurais e completos para atuação nas mais diversas áreas da economia, buscando sempre o crescimento sustentável regional. 
Saiba quais cursos estão oferecendo vagas e acompanhe os principais projetos do IF Sudeste MG!

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias