Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

O elitismo no que envolve os cursos de graduação, ou simplesmente elitismo acadêmico, é um dos possíveis fatores que impactam negativamente as ciências humanas no Brasil.
Entretanto, a dificuldade encontrada na pesquisa não é um sintoma de fracasso nacional da academia ou do método científico.
Muito pelo contrário, veremos que o método científico é tão replicável às pesquisas de ciências humanas quanto às exatas ou da natureza.
Leia o texto para entender os principais fatores da pesquisa científica na área das ciências humanas, bem como o que é e como é feita.

O que é uma pesquisa científica?

Uma pesquisa científica é uma investigação acerca de um objeto principal que apresenta uma problemática.
Entretanto, diferentemente de investigações corriqueiras e outras pesquisas, a pesquisa científica precisa, necessariamente, atender alguns pontos para que seja aceita na academia. 
Essa pesquisa é requisitada em trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos ou, até apresentações, dependendo do intuito. 
De forma geral, todas essas formas de pesquisa científica são reconhecidas, justamente, pelo padrão rigoroso exigido.

O padrão de uma pesquisa científica é o mesmo tanto para as ciências humanas quanto para as ciências exatas ou de qualquer outra natureza.
Entretanto, por oferecer inúmeros métodos de realização, pesquisa e resultado, apresentam diferenças que podem variar de área para área ou, de acordo com cada objeto a ser estudado.  
Uma boa pesquisa científica é preparada antes da escolha do tema, a partir da preparação do próprio pesquisador.

Pesquisa científica nas ciências humanas e exatas

Os objetos de estudo das ciências humanas e exatas são, certamente, diferentes. Consequentemente, o método de pesquisa é completamente distinto nessas duas áreas de conhecimento.
Enquanto a maioria das pesquisas científicas das ciências exatas foca na resolução de problemas, as das humanas procuram muito mais compreender e explicar tais questões.
Assim, uma pesquisa que busca compreender a problemática social pode não medi-la quantitativamente, uma vez que o objeto não se expressa através de números.
Essa característica mais objetiva dos objetos de pesquisa das ciências exatas em relação às ciências humanas é um grande contribuinte para o reconhecimento social dessa área.
Por isso, é importante tomar conhecimento sobre as metodologias de uma pesquisa científica.

Tipos de pesquisa científica

Há 3 características que devem ser levadas em conta ao classificar uma pesquisa científica:

Natureza

Uma possível classificação é quanto à natureza da pesquisa, que pode tanto ser pura quanto aplicada. 
No primeiro caso, a pesquisa tem um caráter mais teórico e, no segundo, mais voltado às consequências práticas..

Abordagem

Como foi brevemente abordado, a pesquisa científica pede abordagens diferentes de acordo com o objeto de estudo.
Não há uma regra que define qual abordagem deve ser seguida de acordo com a especificidade da área, mas é mais comum que pesquisas das ciências humanas sejam qualitativas, por buscarem entender um fenômeno.
Já as pesquisas que buscam quantificar o fenômeno, são as chamadas pesquisas quantitativas.
Ainda há a pesquisa quanti-qualitativa, que trabalha com dados estatísticos, a fim de representar uma realidade social.

Objetivos

Uma pesquisa pode ser exploratória, quando visa explicitar um problema ou levantar hipóteses.
Se o objetivo for descrever, de alguma forma, o fenômeno estudado, essa pesquisa será descritiva. Já se buscar explicar a razão do mesmo, é explicativa.
Será necessário ter essas categorias em mente para a definição de um próximo passo, o procedimento, que diz respeito à execução da mesma. 
Fato é que o método científico é criterioso e deve ser seguido de forma embasada pelo pesquisador, independente da área em questão.

Relação entre a pesquisa científica e as ciências humanas

Entendemos o que é uma pesquisa científica e quais são os métodos que validam a mesma. 
Assim, é ainda mais importante voltar a atenção para que a pesquisa científica das ciências humanas seja tão reconhecida quanto de outras áreas.
Um dos principais pontos de crítica à pesquisa científica em humanas é a falta de objetividade apresentada. 
Essa característica se dá tanto pela impossibilidade de repetir experimentos, ou de testar teses que terão o mesmo resultado, porque um dos fatores determinantes será o contexto, que pode variar diariamente.
Porém, a subjetividade, quando não há uma intervenção do posicionamento do pesquisador, deve ser valorizada como um fator da pesquisa na área de humanas e não como um empecilho.
Também é importante levar em conta que pesquisas de caráter social estudam fenômenos presentes na sociedade, muitas vezes da época do próprio pesquisador.
Esse fato, por se relacionar diretamente com a vivência pessoal de quem faz a pesquisa, é mais passível a intervenções pessoais, que já fazem um recorte específico de determinada realidade social, mas com a estratégia de pesquisa correta, o resultado não será comprometido.
O fato ainda pode ser visto com maus olhos por estarem normalmente ligados a fenômenos que impactam diretamente a sociedade, assim, cada pessoa pode ter uma visão em relação ao mesmo.
Quando uma visão é confrontada com a realidade, pode haver um choque, muito menos presente nas pesquisas de ciências exatas, que não são tão apontados popularmente.
Dessa forma, é comum que haja uma visão diferente em relação às pesquisas de áreas distintas, mas todas devem ser igualmente embasadas, seguindo os critérios do método científico.

Acompanhe a Fadepe pelo nosso site e redes sociais, e apoie quem apoia a pesquisa científica e as ciências humanas. 
Entre em contato conosco para se tornar um parceiro ou saber mais.

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias