Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Em maio de 2020, o projeto “Biossegurança para Profissionais de Enfermagem no Combate à Covid-19” foi aprovado no edital de enfrentamento do ConifConselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica .

O projeto do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), parceiro da Fadepe, tem um importante papel no combate à pandemia da Covid-19 por cuidar do abastecimento de EPI’s de biossegurança.

Por sua vez, o Edital ‘Conif nº 01/2020 – Enfrentamento à Covid-19’ ficará responsável por destinar os fomentos aos projetos de combate à pandemia.

Acompanhe o texto e descubra como o projeto de biossegurança surgiu e como ele ajudará no combate à doença.

O que é biossegurança?

Segundo a Anvisa, biossegurança é a “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana.”

Vale lembrar que o conceito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária se estende também à saúde animal e ao meio ambiente. 

Já nas palavras da coordenadora do projeto, Professora Isabel Cristina Schiavon, do Núcleo de Ambiente, Saúde e Segurança do Campus São João del-Rei, biossegurança é:

O conjunto de procedimentos de segurança que buscam prevenir ou controlar os riscos provocados por agentes biológicos, físicos e químicos, preservando a saúde, a vida humana e o meio ambiente.”

Biossegurança x Covid-19

A coordenadora explicou, em entrevista, que grande parte dos profissionais acabam se contaminando no momento de retirar os EPIs devido, justamente, ao cansaço após uma jornada exaustiva. 

Além disso, uma vez paramentados, os profissionais não podem comer, tomar água ou ir ao banheiro por períodos longos porque não há EPIs para repor aquele que foi descartado. 

Assim, a situação dos EPIs de biossegurança com a Covid-19 chamou a atenção, o que despertou a ideia do projeto.

O projeto “Biossegurança para Profissionais de Enfermagem no Combate à Covid-19”

O projeto  “Biossegurança para Profissionais de Enfermagem no Combate à Covid-19” conta com  a participação docentes do IF Sudeste MG Campus São João del-Rei e do Campus Barbacena. 

A situação é preocupante, com os colapsos financeiros das Instituições de saúde e incapacidade de fornecer material em quantidade suficiente para os profissionais. 

Os serviços de saúde começaram a ter dificuldades financeiras em prover material adequado e de qualidade aos profissionais de Enfermagem, sobretudo, equipamentos de proteção individual”, destaca a Professora Isabel Cristina Schiavon.

Assim, a solução criada pelo projeto foi a produção de capotes antivirais para enfermeiros e cartilhas educativas em formato e-book.

O projeto terá três etapas: 

  • construção e confecção do modelo de capote adequado, de acordo com todas as normas vigentes;
  • construção da cartilha educativa aos profissionais sobre a paramentação,
  • conservação e descarte dos capotes e doação dos modelos confeccionados.

O projeto é uma oportunidade de estreitar os laços de parceria do IF Sudeste MG com a comunidade, além de ser uma rica experiência de aprendizado para os alunos envolvidos.

A idealizadora ainda ressalta que se sente realizada por fazer parte de uma ação de tamanha relevância para a saúde, sobretudo em virtude do atual contexto de pandemia.

“(…) O projeto foi selecionado em edital nacional e concorreu com outros trabalhos de alto nível na área da saúde. O financiamento foi da ordem de R$62 mil, revertidos em material a ser doado para as instituições de saúde públicas que atuam no enfrentamento da Covid na região de São João del-Rei.”

Conheça outros projetos parceiros da Fadepe no nosso site ou entre em contato para solicitar auxílio para outros projetos. 

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias