Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

A pós-graduação é um sonho para muitas pessoas, principalmente as que priorizam a vida acadêmica, e pode ser um pré-requisito para o seu emprego dos sonhos. 

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) atualmente oferece por volta de 60 cursos de pós-graduação, entre mestrados, doutorados, especializações e MBA, e um deles pode ser da sua área de interesse.

Ainda, no início deste ano abriram novos editais para mais de 400 vagas de pós-graduação na Universidade.

Acompanhe o texto para entender melhor o que é e por que fazer uma pós-graduação, e quais são as vagas que a UFJF oferece! 

Por que fazer uma pós-graduação?

A pós-graduação é um passo importante da vida acadêmica, que pode abrir muitas portas para quem a realiza com sucesso. 

Isso porque o mercado de trabalho exige cada vez mais capacitação, e uma pós-graduação, independente da qual, é um diferencial vantajoso e, muitas vezes, requisitado. 

Para conseguir uma vaga de pós-graduação é necessário que você tenha concluído um curso de nível superior

Em outras palavras, só pode concorrer a uma vaga de pós-graduação quem concluir a graduação integralmente, seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo

Dessa forma, também não é possível dar início à especialização Lato Sensu ou Stricto Sensu apenas com um curso técnico, por exemplo, ou durante a própria graduação.

“Mas por onde eu começo a escolher minha pós-graduação?” Você pode começar conhecendo as principais modalidades!

Mestrado

O mestrado é uma categoria de pós-graduação com duração média de dois anos. 

Um mestrado pode ter dois principais focos: profissionalizante ou acadêmico. 

O profissionalizante visa formar profissionais para o mercado de trabalho, enquanto o acadêmico é indicado para pesquisadores ou quem pretende seguir na área da academia. 

Doutorado

O doutorado é uma opção de pós-graduação iniciada após a conclusão do mestrado, salvo exceções.

O curso tem duração de quatro a cinco anos e é focado para quem tem interesse em atuar na área de pesquisa

Diferentemente do mestrado, quem consegue esta vaga de pós-graduação deve, ao final, apresentar uma dissertação com uma nova visão sobre o tema estudado, enquanto o primeiro se restringe a considerações e análises sobre o mesmo. 

MBA

O MBA, Master in Business Administration, é um curso de pós-graduação do tipo Latu Sensu, com duração entre 360 e 480 horas-aula. 

Essa categoria é direcionada para quem tem interesse na área de administração e/ou corporativa, procurada principalmente por executivos e empresários. 

Os MBAs têm um foco em um tema específico, como marketing ou tecnologia da informação, por exemplo, e exigem que o candidato a esta vaga de pós-graduação tenha alguma experiência de mercado

Ter uma pós-graduação é um grande diferencial para o seu currículo, seja ela qual for. Entretanto, ainda há um ponto a se pensar ao se candidatar para uma vaga de pós-graduação: onde fazer

Você pode se pós-graduar na universidade em que concluiu seu curso superior, da mesma forma que pode realizar em uma outra, sem problema nenhum. 

A escolha é individual e o candidato deve levar em conta o histórico de cada universidade na área, além de considerações pessoais.

Por que tentar uma vaga de pós-graduação na UFJF?

A Universidade Federal de Juiz de Fora oferece, atualmente, 60 cursos de pós-graduação, entre mestrados, doutorados e especializações.

Todas as vagas de pós-graduação oferecidas pela Universidade priorizam a produção de conhecimento e a formação de profissionais qualificados. Assim, a UFJF, por meio da pró-reitoria de pós-graduação, investe na captação de recursos para fomento da área.  

Uma das criações para o desenvolvimento dos cursos foi o Programa de Apoio à Pós-graduação, reconhecido positivamente por avaliações da Capes (responsável pelo reconhecimento e avaliação dos cursos).

Quais são os cursos de pós-graduação da UFJF?

A Universidade mineira oferece, atualmente, 45 programas de pós-graduação.

Destes, 15 cursos são de mestrado acadêmico, 10  mestrados profissionais e 20 mestrado/doutorado. 

Entre os cursos mais recentes de mestrado acadêmico estão: Administração, Engenharia Civil, Filosofia, e Ciências Aplicadas à saúde, sendo o último no campus Governador Valadares. 

Já os mais recentes mestrados profissionais na UFJF são os de Administração Pública, Saúde da Família e Ensino de Biologia (Juiz de Fora e Governador Valadares) — todos desde 2016.

Já os cursos pós-graduação da modalidade mestrado/doutorado mais recentes são os de Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (Governador Valadares), Multicêntrico em Química e Artes, Cultura e Linguagens. 

A lista completa de cursos de pós-graduação oferecidos pela UFJF você pode encontrar no site da Universidade.

Editais abertos para vagas de pós-graduação na UFJF

No início de 2021 seis programas de pós-graduação abriram editais para ingresso neste ano. 

Mais de 400 vagas serão oferecidas nos programas de pós-graduação em Saúde, Educação, Ciências Sociais, Ambiente Construído, Biodiversidade, Engenharia Civil e na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.

Além disso, serão também oferecidos cursos de MBA, com editais abertos até março deste ano, e o pedido de inscrição deve ser realizado através de um formulário.

Você pode conferir a lista completa de editais por área clicando neste link

Conclusão

O ingresso e conclusão de um curso de pós-graduação não é uma obrigação para quem termina a faculdade, mas é um diferencial a ser levado em conta, principalmente para quem deseja seguir na área acadêmica.

Ainda, você pode realizar sua pós-graduação através de um curso de MBA ou uma especialização, dependendo do seu objetivo profissional.

O importante é estabelecer um trajeto para percorrer e se preparar para ele, se dedicando à sua pesquisa e conhecendo o histórico de onde deseja estudar.

Os editais para vagas de pós-graduação da UFJF estão com inscrições abertas, e você pode conhecer mais sobre os cursos da Universidade acompanhando o site da faculdade.

Quer saber mais dicas que impactam seu futuro acadêmico e social? Continue acompanhando o blog da Fadepe

 

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias