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Formando jovens para o mundo tecnológico e sustentável
O projeto “Minds of the Future”, coordenado pela Professora Cristina Dusi, Diretora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, é uma iniciativa inovadora que busca equipar jovens e educadores com as habilidades necessárias para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais digital e sustentável. Financiado pelo Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas Gerais, o projeto visa instalar espaços cocriativos e transferir conhecimentos em áreas como empreendedorismo, inovação, programação básica e desenvolvimento sustentável.
Cristina Dusi, Professora e Diretora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF e Conselheira do Conselho Curador da Fadepe.
De acordo com a professora Cristina, duas questões centrais motivaram a criação do “Minds of the Future”. A primeira é a necessidade de preparar melhor os jovens para um mundo cada vez mais marcado pelos avanços tecnológicos. Cristina menciona o relatório da OCDE de 2020, que abordou a importância da educação em ciência e automação para o futuro, destacando o papel das novas tecnologias na formação de uma geração capaz de propor soluções criativas e sustentáveis. A segunda questão é o cenário da educação pública brasileira, que, especialmente após a pandemia de Covid-19, sofreu um aumento na evasão escolar. “As famílias perderam renda, pela elevação do desemprego, e poder de compra, pela variação desfavorável da inflação”, explica.
Assim, o projeto pretende não apenas reduzir o distanciamento entre a educação e o mundo digital, mas também oferecer uma formação complementar focada na integração digital e empreendedora para alunos e professores da rede estadual. Inicialmente pensado para atender estudantes e docentes do ensino médio, o programa envolve ainda alunos de graduação da UFJF, que participam como bolsistas, ampliando seu alcance e impacto.
Formação complementar de impacto
O projeto utiliza a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics) juntamente com metodologias ativas de aprendizagem. A professora Cristina explica que o objetivo é proporcionar experiências de aprendizagem que não apenas desenvolvem habilidades técnicas em áreas como robótica, programação em blocos e Python, mas também incentivam o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas.
Com o uso de materiais como Lego Education® e impressoras 3D, o projeto oferece módulos de 12 horas voltados para estudantes e professores. Esses módulos incluem ferramentas de inteligência artificial, modelagem 3D e habilidades de soft skills relacionadas a empreendedorismo e inovação. “A expectativa é impactar pelo menos 2000 pessoas entre estudantes e docentes”, afirma Cristina.
Preparando alunos e professores para o futuro
O desenvolvimento de novas metodologias educacionais é central para o sucesso do projeto, uma vez que o mundo digital e tecnológico evolui de maneira exponencial. Cristina destaca que a capacidade de apropriação e aplicação de conhecimentos tecnológicos é fundamental para preparar os alunos para o futuro. “O uso de metodologias ativas estimula o aprendizado autônomo, o pensamento crítico e reflexivo, o compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos, a construção coletiva de soluções”, explica.
Para os docentes, o “Minds of the Future” também oferece novas ferramentas pedagógicas que podem ser incorporadas às suas práticas em sala de aula, o que fortalece a formação dos alunos e o impacto do projeto nas escolas públicas.
O papel da Fadepe no desenvolvimento do projeto
A Fadepe desempenha um papel essencial no desenvolvimento do projeto, oferecendo suporte administrativo e de gestão financeira à sua execução. Cristina destaca que a Fundação vai além da simples gestão burocrática, sendo uma parceira estratégica na captação de recursos e na compreensão dos aspectos legais e institucionais que envolvem projetos dessa magnitude. “A Fadepe possibilita estabelecer essa relação entre o pesquisador (e o centro de pesquisa), o mercado produtivo, governos e a sociedade”, enfatiza.