Notícias
O papel das fundações de apoio no enfrentamento da crise de financiamento das universidades públicas
Nos últimos anos, o financiamento das universidades federais brasileiras tem enfrentado desafios consideráveis, especialmente em meio às políticas de austeridade fiscal implementadas desde 2016. Para discutir este tema e o papel das fundações de apoio nesse cenário, entrevistamos o Professor Marcus Vinicius David, ex-reitor da UFJF (2016-2024) e ex-presidente do Conselho Diretor da Fadepe.
De acordo com ele, a aprovação da Emenda Constitucional do Teto de Gastos, em 2016, marcou o início de um período de contenção financeira que atingiu severamente o orçamento das universidades. “O que nós observamos nos últimos anos foi uma queda muito grande no orçamento de custeio e de investimento das universidades federais. Isso fez com que as nossas universidades públicas tivessem uma dificuldade de investir em expansão e melhoria da sua infraestrutura. E, por outro lado, tivessem inclusive dificuldade de manutenção das suas atividades. Então, nos últimos anos, as universidades vêm enfrentando, sem dúvida nenhuma, uma crise de financiamento muito severa.”
Apesar desse cenário, o professor destacou que essas instituições possuem uma capacidade instalada significativa, especialmente devido à qualidade de seus pesquisadores e laboratórios. Essa estrutura permite estabelecer parcerias estratégicas com entidades públicas e privadas o que, por sua vez, pode acarretar em financiamento para as universidades.
Nesse contexto, as fundações de apoio desempenham um papel essencial. “Ter uma fundação de apoio que contribua na captação desses projetos e que cumpra um papel importante de gestão financeira e administrativa dos recursos captados, sem dúvida nenhuma, é algo muito importante”, explicou o ex-reitor.
O Professor Marcus Vinicius também ressaltou que o modelo de financiamento das universidades deve ser complementar e não substituir a função do Estado de prover educação superior de qualidade. Ele concluiu reforçando a importância das fundações de apoio nesse processo: “Gostaria de frisar o papel importantíssimo que a Fadepe tem como parceira da universidade nesse processo importante de captação de recursos de parceria e de apoio à gestão financeira e administrativa desses projetos.”
Em tempos de desafios financeiros para o ensino superior público, o trabalho conjunto entre universidades e fundações de apoio se mostra indispensável para garantir a continuidade e o fortalecimento da pesquisa, ensino, inovação e extensão.