Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Na última quinta-feira, dia primeiro de dezembro, tivemos o convite e o prazer de conhecer um pouco mais da realidade do Grupo de Físico-Química de Sólidos e Interfaces (GFQSI) da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordenado pelo professor Alexandre Leitão, do departamento de Química


(obs: Imagem do grupo obtida a partir do site)

Durante à visita, alguns aspectos ficaram muito evidentes. O primeiro deles está na paixão e orgulho com os quais o professor apresenta sua equipe, linhas de pesquisa e estrutura. Sem dúvidas, este é um dos pontos fundamentais que nos ajuda a compreender o sucesso do grupo evidenciado pelas diversas publicações nas principais revistas científicas de química (Journal of Physical Chemistry C, Applied Clay Science, Chemical Physics Letters, dentre outras) assim como o conceito 5 do programa de Pós-Graduação em Química aprovado pela CAPES.

Outro importante aspecto, refere-se a visão moderna de gestão implementada e que destacarei a partir dos seguintes tópicos:

– Foco na Equipe
Preocupado com a alta performance, o programa conta com uma metodologia única e organizada de nivelamento entre os pesquisadores participantes. Assim, aquele que acaba de ingressar no grupo, terá, a partir da realização desta, condições de acompanhar e colaborar com toda a equipe no desenvolvimento de seus trabalhos.
Tal cultura colaborativa contribui ainda para que todos os pesquisadores tenham uma visão macro dos assuntos abordados pela equipe, ou seja, o participante terá condições de discutir todos os temas e linhas de pesquisa apresentadas pelo grupo.
Esta metodologia foi desenvolvida internamente ao longo de uma década e é constantemente atualizada.

– Soluções desenvolvidas a partir de demandas mercadológicas
Uma das preocupações deste grupo está na aplicabilidade de seus estudos, ou seja, as pesquisas acontecem com o objetivo de contribuir com a comunidade científica e suprir a demanda do mercado por soluções inovadoras.
Assim, além de relevância no desenvolvimento de conteúdo intelectual, o grupo recebe demanda e reconhecimento do mercado, o que resulta no firmamento de parcerias com empresas de grande porte como, por exemplo, Petrobras. Estas, por sua vez, possibilitam investimentos que proporcionam melhores condições técnicas (equipamentos, infraestrutura, etc) ao grupo, instituindo ao mesmo competitividade a nível mundial.

– Portfólio de “produtos”
Sem dúvidas, o capital intelectual desenvolvido ao longo destes anos junto à Universidade Federal de Juiz de Fora, é o maior patrimônio deste grupo. Este fator imprescindível também é responsável pelo desenvolvimento de uma visão semelhante à empresarial, na qual os produtos/serviços são renovados ou atualizados constantemente afim de promover a melhoria continua. Assim, o grupo propõe diversas pesquisas nas mais diversas áreas (de refinamento de petróleo ao desenvolvimento de fertilizantes mais eficientes) ampliando seu leque de soluções e relevância.

Sendo assim, numa visita que se esperava conhecer um pouco de um centro de pesquisa específico, acabou se descobrindo um laboratório que se utiliza do estudo profundo da química para contribuir tanto para com o avanço da comunidade cientifica quanto para a promoção de soluções mercadológicas.

Ficamos muito felizes com a possibilidade de conhecer um pouco mais deste universo fascinante e extremamente grandioso.

Para aqueles que queiram conhecer um pouco mais deste grupo, acesse: http://www.ufjf.br/gfqsi/

Nós da Fadepe nos orgulhamos de fazer parte desta história.

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias