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CAED OFERECE DISCIPLINAS ELETIVAS DE MESTRADO PROFISSIONAL
Estão abertas as inscrições para disciplinas eletivas do Curso de Mestrado Profissional stricto sensu em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) através do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).
Estão aptos a participar do Curso, alunos vinculados à Programas de Pós-Graduação stricto sensu. São 50 vagas disponibilizadas em diversas áreas do conhecimento e, para concorrer a uma delas, os candidatos devem realizar a pré-matrícula até hoje (28), enviando um e-mail para mestrado@caed.ufjf.br com as seguintes informações: nome completo, nome do Programa de Pós-Graduação stricto sensu ao qual tem vínculo e o nome da disciplina escolhida.
A matrícula será efetivada no primeiro dia de aula da disciplina, quando os interessados deverão entregar, na Secretaria do PPGP, cópia simples do formulário para solicitação de matrícula em disciplina isolada (acesse aqui), CPF, documento de identidade, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, diploma de graduação (frente e verso) e comprovante de vínculo com o programa.
O período presencial do Curso acontecerá entre os dias 08 e 26 de janeiro de 2018 na UFJF. Os participantes poderão cursar qualquer eletiva como disciplina de um crédito. As ementas, dias e horários de cada uma delas, você encontra aqui.
O Curso
O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) foi criado em 2009 e é pioneiro na modalidade profissional na área de educação e conta com 41 docentes permanentes e 17 colaboradores; 341 alunos matriculados; e 588 defesas já realizadas. Outro diferencial é o fato de ser interdisciplinar e semipresencial.
Recentemente, o curso conquistou conceito 4 na primeira etapa da avaliação quadrienal promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2017. Embora a distribuição de conceitos seja feita em uma escala de 1 a 7, no caso de programas de pós-graduação que oferecem apenas mestrado, o conceito máximo é 5.
Realizar programas de avaliação da educação básica do Brasil é uma das funções do CAEd/UFJF e, para isso, investir em pesquisa é fundamental. O novo conceito foi recebido com muito entusiasmo por todos
O coordenador geral do CAEd/UFJF, Manuel Palácios, ressaltou ainda a importância do programa de Mestrado Profissional para o CAEd: “A pesquisa em avaliação da educação que o CAEd desenvolve, entregando resultado para milhares de escolas, precisa ser sempre renovada com avanços tecnológicos e científicos. Nosso programa de pós-graduação é o principal meio de inovação nesse sentido”.
Para a coordenadora do curso do mestrado profissional, a professora Eliane Medeiros Borges, a conquista é fruto do trabalho de professores e alunos e expressa o desejo e o empenho de toda equipe para crescer e melhorar sempre.: “O novo conceito 4 ratifica a relevância da formação de gestores em educação no país e a importância do trabalho em conjunto desenvolvido no Mestrado Profissional. Nosso objetivo é continuar melhorando e seguir em direção ao doutorado profissional.”