Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com três editais abertos com chamadas de trabalhos ligados a Ciência, tecnologia e inovação e Educação Básica.

No edital relacionado ao BRICS (leia aqui), grupo político de cooperação formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, a busca é por projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, no âmbito da
cooperação CNPq/Finep/BRICS-STI. A submissão das propostas devem acontecer até o dia 31 de maio. Veja as áreas temáticas abaixo:

– Prevenção e monitoramento de desastres naturais;
– Recursos hídricos e tratamento da poluição;
– Tecnologias geoespaciais e suas aplicações;
– Energias novas e renováveis e eficiência energética;
– Astronomia
– Biotecnologia e biomedicina, incluindo saúde humana e neurociência;
– Tecnologias de informação e computação de alta performance;
– Ciência e tecnologia oceânica e polar;
– Ciência dos materiais incluindo nanotecnologia;
– Fotônica;
– Aeronáutica;
– Infraestruturas de pesquisa incluindo megaprojetos de ciência;
– Parceria em ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo (Science, Technology,
Innovation and Entrepreneurship Partnership/STIEP)

O edital Programa Ciência na Escola (leia aqui) tem o objetivo de financiar projetos de pesquisa, intervenção e avaliação relacionados ao ensino de qualquer uma das disciplinas que fazem parte do currículo escolar dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, devendo privilegiar o letramento científico, o uso de abordagens investigativas e de metodologias ativas de ensino, a aproximação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e
as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) com as escolas públicas, a disseminação dos métodos científicos das diferentes áreas do conhecimento, a integração entre as disciplinas e o despertar da vocação dos alunos e professores da educação básica para as carreiras científicas.

São três as linhas de apoio: Pesquisa sobre o ensino de ciências na educação básica, Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências e Estudos avaliativos sobre o Programa Ciência na Escola. A submissão de projetos para a primeira e segunda linhas pode ser feita até o dia 27 de maio; para a terceira, os projetos podem ser entregues para avaliação entre os dias 06 de julho e 20 de agosto de 2020.

O terceiro edital (leia aqui) tem por objetivo apoiar a realização no Brasil de eventos de abrangência mundial, internacional, nacional ou regional relacionados a ciência, tecnologia e inovação, tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas. As propostas devem ser submetidas até o dia 26 de junho.

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias