Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Metade (51%) dos jovens brasileiros acredita que a situação das pesquisas científicas do país está atrasada, mas mesmo assim a maioria deles diz que se interessa pelo assunto. Esse é o resultado de um estudo apresentado nesta segunda-feira (24). Os pesquisadores ouviram mais de 2 mil pessoas – 93% não sabem dizer o nome de um cientista nacional.

Alguns resultados:

  • 80% dos participantes disseram se interessar por assuntos relacionados ao meio ambiente;
  • 74% em medicina e saúde;
  • 67% em ciência e tecnologia;
  • 87% sequer conhecem alguma instituição que se dedique a pesquisa;
  • Quase metade acham a ocupação atrativa, mesmo considerando “difícil” seguir a profissão;
  • 48% dos participantes disseram que é “muito difícil” saber se um boato sobre ciência e tecnologia é verdadeiro ou falso.

A pesquisa é assinada por cientistas do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (Fiocruz) e da Casa de Oswaldo Cruz. Para o desenvolvimento do estudo, foram ouvidas mais de 2 mil pessoas de 15 a 24 anos.

Quando questionados sobre como normalmente tiram dúvidas sobre assuntos relacionados a ciência e tecnologia, 43% dos jovens disseram que normalmente conversam com professores e amigos.

Apesar do interesse, a maioria dos participantes disse que busca ou recebe informações sobre ciência somente “de vez em quando” e que, na maioria das vezes, essas informações chegam por meio da internet ou da televisão – as pesquisas no Google e vídeos no Youtube são as principais formas de interação.

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias