Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Colaboradores da Fadepe, representantes das Fundações Faped, Fauf, FCM, Fundecc, Fundep e IPEAD e a Consultora pelo Uniethos, Dilma Pimentel durante curso realizado na Fadepe.

Ser correto, dá certo. Você sabe o que é um Programa de Integridade? A convite da Fadepe, o Uniethos realizou do dia 02 ao dia 05 de julho, capacitações presenciais para orientar sobre a implantação de um Programa de Integridade. Além dos colaboradores da Fundação, também participaram representantes da Faped, Fauf, FCM, Fundecc, Fundep e IPEAD.

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), Programa de Integridade é uma conjunção de arranjos institucionais, gerenciamento, controle e regulamentações com o objetivo de promover a transparência e a redução de risco de atitudes que violem princípios de integridade. A instituição de um programa desse tipo está relacionada à adoção de ferramentas que impeçam a ocorrência de casos de corrupção, fraude e atos ilícitos, definindo as responsabilidades sobre sua condução e garantindo a autoridade, a independência, a autonomia e os recursos humanos e financeiros necessários para a sua efetividade.

O curso foi ministrado pelos Consultores pela Rede Uniethos, Dilma Pimentel e Fábio Risério, que ampliaram os conhecimentos sobre a implantação e desenvolvimento de um programa de integridade eficaz.

Programa de Integridade da Fadepe

Com o objetivo de estabelecer procedimentos internos de conduta ética e íntegra em relação às normas legais, de fomentadores e, ainda, orientações dos órgãos de controle, gerando impactos positivos em toda a cadeia de valor da Fundação, e incentivar a denúncia de irregularidades, a Fadepe criou seu Programa de Integridade.

Segundo o gerente geral da Fadepe, Celso Moraes, desde 2018 a Fadepe aceitou o desafio inspirador de construir o seu Programa de Integridade e, após já realizar algumas atividades como a implementação do Comitê de Compliance, o “Workshop: Entendendo o Compliance na nossa Fundação” e o lançamento da versão do Código de Ética e Conduta, buscou reunir outras fundações mineiras com o objetivo de disseminar a cultura de integridade.

A intenção é de que, a partir de agora, a Fadepe e as outras fundações de apoio possam continuar a construir um programa que possibilite e garanta um ambiente corporativo baseado nas ferramentas de compliance e nas melhores práticas, atuando de modo transparente, ético e eficiente e buscando fortalecer a unidade organizacional com garantia de qualidade e seriedade dos serviços prestados.

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias