Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Já estão abertas as inscrições para 4ª edição do Speedlab. A iniciativa da Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem o objetivo de fomentar a ação empreendedora da região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 6 de março por meio deste link.

O programa de pré incubação do Critt tem como intuito criar startups de Base Tecnológica, trabalhando desde a fase de ideação ou operação inicial até o ingresso no mercado. O início será no dia 10 de março e terá duração de três meses. Os encontros ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 15h às 17h, no Critt. Podem participar do processo seletivo grupos de duas a quatro pessoas por equipe, de qualquer idade, que estão dispostas a tirar uma ideia de cunho tecnológico do papel e se capacitarem para empreenderem em uma startup.

Fases do programa

Durante o processo será possível definir a persona do negócio, validar as necessidades dos clientes, desenvolver o mínimo produto viável (MVP) e captar clientes. O desenvolvimento proposto às startups acontece por meio de metodologias e ferramentas para a capacitação, mentorias e avaliação diante da execução das tarefas por parte das equipes participantes em duas etapas.

Na primeira é feito um planejamento de validação do problema e o perfil do cliente, com o intuito de desenvolver as soluções propostas pelas equipes. Ao final da primeira etapa as equipes realizam um pitch para uma banca avaliadora que selecionará as startups que irão para a segunda fase.

Após esse primeiro processo, as equipes começarão a desenvolver o MVP e iniciar a captação de clientes. Nesta fase, os participantes irão elaborar pontos de estratégia a partir de ferramentas como Canvas, organizar definições contratuais da equipe, desenvolver plano de marketing, realizar planejamento estratégico e estudo de viabilidade financeira.

Ao final, as empresas selecionadas irão expor as ideias elaboradas durante o programa para investidores e parceiros em um evento dedicado à apresentação de projetos, o Speed Day.

Confira as fases

Primeira: validar problema e solução com possíveis clientes/usuários; conceitos de empreendedorismo; ideia; problema; pitch; cliente; solução e negócio

Segunda: desenvolver o MVP para ingressar no mercado; Scrum; MVP; marketing; vendas; planejamento estratégico; aspectos jurídicos; finanças

Resultados em 2019

Em 2019, houve três edições, nas quais totalizaram 43 startups participantes. Dessas, 19 concluíram o programa e apresentaram as ideias elaboradas no Speed Day, evento aberto à comunidade empreendedora da cidade.

Foram desenvolvidas ideias nas áreas de saúde, educação, impacto social, finanças, dentre outras, atribuindo a nota final do programa em 4,5. Ricardo Carvalho, participante da última edição do programa com a startup Newink, conta que a participação no programa foi fundamental para entender as dinâmicas de um negócio e o funcionamento do mercado. Atualmente, a startup participa da última fase do processo seletivo do programa “Centelha” de fomento à inovação em Minas Gerais.

Na primeira edição do programa tivemos a participação da startup Estonteco, que foi selecionada para participar como finalista do Hult Prize na Malásia em março de 2019, competição mundial sobre empreendedorismo social. Segundo a cofundadora da Estonteco, Ingrid Coutinho, o programa é estruturado para as fases de consolidação de uma empresa. “Nós tínhamos muito acesso aos mentores que sabiam muito de empreendedorismo, além do auxílio em questões jurídicas.”

Outras informações: (32) 2102 3435 ramal 204 (Critt-UFJF)

Programa Speedlab

com.critt@ufjf.edu.br

 

 

Fonte: UFJF

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias