Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Até chegar à mesa, os alimentos passam por diversos processos. Cada uma dessas etapas está em constante desenvolvimento tecnológico para o aumento da eficiência e da produção. Para que isso seja feito de maneira estruturada, estudos buscam novas formas e técnicas junto de empresas. Um exemplo disso é o projeto “Desenvolvimento tecnológico e inovação na cadeia produtiva de alimentos e bebidas”, apresentado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A proposta foi aprovada pelo Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“O setor de alimentos e bebidas é diversificado no Brasil. Assim, é essencial perceber que a inovação na área de alimentos está em cada produto, em cada processo, em cada nova possibilidade de enxergar as demandas dos consumidores e atendê-las”, aponta um dos organizadores do projeto, Rodrigo Stephani, professor do Departamento de Química da UFJF. A proposta é auxiliar as empresas no desenvolvimento ou na melhoria de produtos, processos e serviços que favoreçam o avanço do setor de alimentos e bebidas.

Parceria com empresas do setor alimentício

O projeto foi idealizado em conjunto pelos Programas de Pós-Graduação em Química, Farmácia e Modelagem Computacional da UFJF. Organizado a partir de pesquisas sobre o interesse de empresas do setor de alimentos, o projeto prevê soluções tecnológicas investigadas e descritas em dissertações e teses de cada um dos três programas. “Trazer pequenas, médias e grandes empresas para dentro da Universidade e colocá-las diretamente em contato com os Programas de Pós-Graduação, por meio dos projetos com os bolsistas, estimula a criação de uma rede de parcerias entre a UFJF e as empresas, viabilizando assim a execução dos projetos de pesquisas e de tecnologias inovadoras”, explica Stephani.

De acordo com o pesquisador, a proposta foi contemplada a partir da consolidação do interesse e da participação de 11 empresas parceiras. “O perfil heterogêneo das empresas, tanto em relação às áreas de atuação dentro do segmento de alimentos e bebidas, como também em relação aos portes, é resultado do planejamento estratégico previamente elaborado para uma proposta de Programa MAI/DAI que estabeleça relações com empresas de renome internacional, mas também com empresas nacionais e regionais”, afirma.

O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação

O MAI/DAI é um programa do CNPq que busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). Para isso, procura o envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas.

“Nesse Programa, os bolsistas de mestrado e doutorado desenvolvem seus projetos como estudantes regulares em cursos de pós-graduação, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de mestrado/doutorado estará relacionado”, esclarece Stephani. Cada projeto de mestrado ou doutorado conta também com o envolvimento de bolsistas de iniciação tecnológica, matriculados em curso de graduação, que acompanharão o projeto de tese ou dissertação em desenvolvimento, podendo dar suporte a outros projetos de pesquisas.

Pesquisadores responsáveis pelo projeto:

Luiz Fernando Cappa de Oliveira (Coordenador)

Rodrigo Stephani

Ítalo Tuler Perrone

Priscila Capriles

Leonardo Goliatt da Fonseca

 

Fonte: UFJF

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias