Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

No dia 12 de janeiro, foi concedida a Patente de Formulação Fitoterápica à UFJF, responsável pela pesquisa, com o apoio do CRITT. Mas você sabe o que é e como funciona este núcleo?

O CRITT é parceiro de diversas instituições de fomento e pesquisa, e busca prospectar projetos da Universidade para empreendedores e empresas de interesse.

O Núcleo de Inovação em Tecnologia (NIT) existe há 25 anos e se situa no campus Juiz de Fora.

Acompanhe o texto e saiba tudo sobre o trabalho e a importância do CRITT para a sociedade acadêmica e a população!

O que é o CRITT?

O CRITT, Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia, é o NIT da Universidade Federal de Juiz de Fora desde abril de 1995.

O núcleo de inovação busca impactar três principais alvos: a comunidade acadêmica, a empreendedora e o desenvolvimento socioeconômico regional.

Além disso, utiliza da gestão da inovação e da transferência de tecnologia para integrar a Universidade à sociedade, logo, aumentando também sua competitividade.

Na prática, sua atuação envolve a prospecção de projetos da UFJF para instituições privadas ou empreendedores que procuram assessoria para desenvolver novos produtos ou aperfeiçoar processos em diferentes áreas a partir da inovação e da tecnologia.

O CRITT ainda possui algumas atribuições, como o gerenciamento da política de inovação da UFJF e a coordenação da Incubadora de Base Tecnológica.

A Incubadora de Base de Tecnologia

A Incubadora de Base de Tecnologia (IBT) é um dos setores finalísticos do núcleo, planejado com o propósito de apoiar iniciativas de inovação empreendedora, proporcionando o apoio e suporte necessários.

Além disso, a IBT também procura desenvolver produtos ou processos que apresentem grau de tecnologia e inovação.

O CRITT, com a IBT, oferece o espaço físico para instalação de empresas e o apoio necessário relacionado à gestão, cumprimento de seus planos de negócios, planejamento estratégico e planos de ação.

Ainda, promove parcerias e capacitações, acompanha e divulga editais de fomento, e realiza avaliações periódicas para aprimorar cada vez mais seus projetos de inovação.

As pesquisas em tecnologia

A UFJF possui mais de 80 cursos que abrangem as principais áreas do conhecimento.

O CRITT, por sua vez, busca responder às demandas das diversas áreas com projetos e pesquisas relacionadas à inovação e tecnologia.

Entre as demandas da área da saúde, por exemplo, estão:

  • A validação de formulação para base fortalecedora de unhas com teste de alergia;
  • A avaliação da atividade de Fosfolipase e Lactose Oxidase na contagem de microrganismos deteriorantes em leite cru;
  • A validação nutricional na formulação e rotulagem de receitas.

Já as demandas da ciências exatas, como engenharias e computação, contam com os seguintes exemplos:

  • Desenvolvimento de materiais educativos que possam servir como consulta (ou conteúdos) para usuários de sistema de gerenciamento de obras;
  • Desenvolvimento de sites agregadores;
  • Desenvolvimento de aplicativo para descarte de medicamentos;
  • Planejamento financeiro, fluxo de caixa, gestão e marketing para abertura de uma empresa.

Atualmente, o CRITT se relaciona, também, com pesquisas em comunicação, química e administração, além do Projeto Cápsula da Saúde – COVID-19, para doação de materiais e confecção das cápsulas.

Portfólio de tecnologia do CRITT

A “Lei do Bem” — criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)concede incentivos fiscais às pessoas jurídicas para realizarem pesquisa e desenvolvimento de inovação em tecnologia.

Com isso, o CRITT conseguiu estabelecer um portfólio de tecnologia ao longo dos anos. Nele, constam alguns dos exemplos abordados a seguir:

Creme dessensibilizante dental

É uma tecnologia em forma de creme dental, com atividade dessensibilizante, que possui ativos naturais em sua formulação.

Seu principal objetivo é solucionar problemas relacionados à hipersensibilidade dentária.

O creme foi desenvolvido pela UFJF em conjunto com a Universidade Federal do Pará.

Equipamento e método para identificar adulteração no leite e similares

A tecnologia utilizada é ideal para analisar, de forma segura e eficiente, a adição de sais e porcentagem de água no leite.

Os novos aspectos funcionais garantem resultados mais precisos que densímetros, condutímetros e criposcópios.

A pesquisa rendeu um projeto de alto custo benefício por exigir um baixo valor de produção com alto grau de precisão.

Ar condicionado ecológico

A tecnologia em questão traz uma inovação no sistema de ar condicionado de automóveis.

Dessa forma, é utilizada a conversão de energia térmica ligada nos sistemas de escapamentos em energia mecânica para acionar o equipamento de climatização do carro.

Com isso, há a diminuição do consumo de combustível e emissão de poluentes.

Atualmente, a pesquisa se encontra na fase 4 de desenvolvimento, a de teste de laboratório dos componentes do protótipo.

Estas e outras inovações em tecnologia desenvolvidas com o suporte do CRITT estão disponíveis no site do núcleo.

Conquista do CRITT e da UFJF: a patente de formulação fitoterápica

Como introduzido anteriormente, no dia 12 de janeiro de 2021, uma pesquisa realizada por profissionais vinculados à UFJF teve sua patente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).

O pedido da patente da pesquisa, assim como a tramitação e o acompanhamento, foi realizado pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia, o CRITT.

Além disso, o projeto também contou com o apoio da Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, cotitular no processo.

A concessão da patente é de grande importância para as instituições envolvidas tendo em vista que menos de 2% das patentes de fitoterápicos foram concedidas pelo Inpi nos últimos anos.

Você pode saber mais sobre a pesquisa e o projeto acessando este link.

 

Quero saber ainda mais sobre o CRITT

Agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre o núcleo de inovação e tecnologia da UFJF, o CRITT, fique à vontade para explorar o site ou entrar em contato com a instituição.

Além disso, acompanhe o blog da Fadepe para estar sempre atualizado nos projetos e pesquisas de mais relevância da região!

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias