Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Seja na conclusão de um curso, na produção de um artigo ou de um seminário, a pesquisa acadêmica é fundamental para o sucesso do projeto.

Assim, a pesquisa, independentemente de ser para graduação ou pós-graduação, precisa seguir certos passos para ser bem direcionada.

O primeiro deles é entender, de fato, o que é uma pesquisa acadêmica, para depois partir para a prática.

Em linhas gerais, devemos colocar no papel as ideias e resultados, de forma organizada, para que seja universalmente aceita.

Continue acompanhando o texto para conhecer os 5 passos base para construir uma boa pesquisa acadêmica!

O que é uma pesquisa acadêmica?

Uma pesquisa acadêmica é um documento que aborda um tema de relevância e apresenta hipóteses sobre o mesmo. São exemplos desse tipo de produção: artigos acadêmicos e trabalhos de conclusão de curso.

Ela é aprofundada e deve apresentar diversos pontos, justificando não apenas as escolhas do pesquisador, como os resultados.

Assim, diferentemente da pesquisa científica, a pesquisa acadêmica não tem como objetivo desenvolver uma tecnologia ou descoberta dentro das ciências. 

A ideia da pesquisa acadêmica é que o pesquisador consiga, de fato, se aprofundar no tema de estudo, trazendo análises sólidas e bem embasadas, chegando a uma conclusão sobre o tema.

A pesquisa também deve defender uma hipótese, e esta deve ser defendida ou refutada na conclusão, com base nos passos anteriores.

Esse tipo de pesquisa está presente em todas as áreas da graduação e pós-graduação, logo, é essencial para qualquer estudante dominar esse tipo de estudo, que pode evoluir para um projeto maior.

O estudante que realiza uma pesquisa acadêmica, deve ficar atento, também, ao que é considerado plágio no meio, afinal, de nada adianta uma pesquisa completa e bem embasada, se não for original.

Um exemplo de plágio é a não-sinalização de alguma referência que conste na pesquisa. 

Esta, assim como o resto do texto, deve seguir as normas ABNT para que seja devidamente utilizada.

Qualquer pesquisa bem-sucedida precisa seguir certos critérios, de forma que a compreensão dos pontos seja clara, padronizada e universal

Entretanto, quanto mais elaborada for a sua pesquisa, mais aprofundados precisam ser os tópicos. 

Por exemplo, em uma pesquisa para um seminário um cronograma de entregas pode ser dispensável, porém, em uma pesquisa para defesa de dissertação, um TCC, naturalmente mais extensa, um cronograma assertivo será essencial para o sucesso na mesma.  

Confira a seguir os cinco passos essenciais para desenvolver uma pesquisa acadêmica e entenda de que forma a Fadepe pode contribuir com projetos dessa natureza. 

5 passos para construir uma boa pesquisa acadêmica

Primeiramente, é necessário conhecer os passos que deverão ser seguidos para que você possa se organizar e fazer um planejamento coerente.

Como abordado anteriormente, quanto mais complexa sua pesquisa, maior o cuidado com seu cronograma, inclusive orçamentário, caso necessário.

Todo seu projeto de pesquisa deve contar com a ajuda de terceiros, como professores/orientadores. 

Além disso, no caso de pesquisas mais complexas, que envolvem a captação de recursos, instituições como a Fadepe podem fornecer  o apoio necessário.

Com um planejamento estabelecido, podemos iniciar o projeto seguindo 5 passos para que sua pesquisa seja bem realizada:

  1. Escolha um tema com justificativa

    Embora haja a possibilidade do seu tema de pesquisa acadêmica ser definido por terceiros, como professores, especialmente fora da pós-graduação, é comum que o próprio estudante escolha o tema.

    Assim, é de extrema importância que o tema escolhido seja de interesse do pesquisador. Afinal, pesquisas envolvem muita dedicação, leitura e exploração. 

    Dessa forma, será mais gratificante se o tema for interessante para quem pesquisa, afetando diretamente a qualidade do resultado final.

    Faça uma profunda revisão bibliográfica e  questionamentos sobre todas as vertentes do tema. É essencial que sua escolha seja relevante, ou seja, que impacte de alguma forma o seu meio

    Seu tema precisa ser claro e objetivo — escolha algo real e passível de ser pesquisado

    Seu objeto de estudo precisa responder o porquê de ter sido escolhido. Assim, a relevância e clareza na compreensão do seu tema serão essenciais para outro ponto importante, que é a justificativa

    Nesse momento é essencial contar com a ajuda de outros pesquisadores, bem como um orientador para o seu projeto. 

  2. Apresente os objetivos da sua pesquisa

    Uma boa pesquisa acadêmica, assim como a científica, apresenta objetivos com sua conclusão.

    É importante que você tenha objetivos tanto gerais quanto específicos com o seu estudo, de modo a comprovar a relevância da sua escolha.

    O objetivo geral deve ser mais abrangente e único na sua pesquisa. Ele deve responder qual é sua intenção com a pesquisa, delimitando, assim, o recorte e escopo da mesma. 

    Quanto aos objetivos específicos, devemos estabelecer, como metas, a forma como será alcançado o intuito da pesquisa, assim, aprofundando o objetivo geral. 

  3. Escolha uma metodologia e levante hipóteses

    Sabemos que pesquisas devem levantar hipóteses sobre o objeto estudado, mas estas não podem ser aleatórias.

    Assim, as hipóteses devem estar fundamentadas por uma metodologia, de acordo com o tema e a abordagem escolhidos.

    É mais comum que pesquisas acadêmicas usem como metodologia a pesquisa bibliográfica, na qual o estudo se baseia em materiais já publicados.

    Entretanto, sua pesquisa pode seguir outros métodos, como uma pesquisa de campo, com coleta de dados, ou levantamento, feito por meio de questionários e entrevistas submetidas a um comitê de ética

    É importante, também, estabelecer qual será a abordagem da pesquisa.

    Ela pode ser qualitativa, quando há uma relação mais complexa entre o objeto e a realidade, a ponto de não poder ser traduzida em números, ou quantitativa.

    Na segunda opção, quantitativa, a análise mais fiel e imparcial se dá por um levantamento numérico.

  4. Redija com embasamento teórico

    Os pontos até agora mencionados constituem toda a fase de preparação para a pesquisa, agora é o momento de começar a redação e o desenvolvimento do estudo.

    Porém, a mesma deve sempre ser embasada, ou seja, toda a pesquisa deve estar justificada por referências e fontes confiáveis, que devem ser retomadas na bibliografia.

    É essencial que você faça uma busca apresentando diferentes referenciais teóricos, e que todos sejam de confiança no seu meio.

    Aponte o seu tema com justificativa, seu objetivo, metodologia da pesquisa e hipóteses. Depois, os resultados da pesquisa, que devem confirmar (ou não) sua hipótese inicial.

  5. Revise a pesquisa

    As normas ABNT devem ser respeitadas na sua pesquisa.

    Assim, após a conclusão do seu projeto e antes de enviá-lo, é primordial que haja uma revisão atenta do conteúdo, da ortografia e da diagramação, para que seu trabalho não seja prejudicado.

    Agora que você já sabe tudo o que precisa para ter sucesso na sua pesquisa, acompanhe ou entre em contato com a Fadepe para saber mais sobre o auxílio aos projetos acadêmicos. 

     

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias