Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

Se preocupar em proporcionar a seus colaboradores as melhores condições de trabalho é característica marcante dentre as empresas que almejam alto rendimento e a satisfação de seus funcionários. Nesta linha, a Fadepe iniciou 2017 ampliando suas ações promovendo a segunda-feira laboral, evento que acontece todas as segundas às 8:00 no qual Cristiano Santos da Costa, colaborador do departamento de Gestão de Pessoas, orienta os demais funcionários na execução dos exercícios que proporcionar maior bem-estar ao longo do dia. Segundo ele, “Quando trabalhamos a ginástica laboral às segundas temos uma oportunidade importante de orientar os funcionários sobre quais são os exercícios mais indicados e como realiza-los, sem mencionar com a descontração e socialização das pessoas. É importante ainda reforçar que os exercícios devem ser realizados de forma individual por iniciativa do funcionário ao longo do dia e da semana para que haja a real eficiência da proposta”.

 

 

A ginástica laboral busca proporcionar benefícios tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Para o primeiro, além de prevenir as lesões por esforços repetitivos (LER) ou os chamados distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), seus benefícios são de caráter físico, psicológico e social.    Entre os físicos estão o aumento da circulação sanguínea na estrutura muscular, melhorando a oxigenação dos músculos, tendões e diminuindo o acúmulo do ácido lático. Melhora ainda a postura, a mobilidade e a flexibilidade do músculo articular, diminui a tensão muscular desnecessária e o esforço na execução das tarefas diárias, facilita a adaptação ao posto de trabalho e melhora a condição do estado de saúde geral. Proporciona ainda produtividade com menor desgaste físico e reduz da sensação de fadiga no final da jornada.

Já nos aspectos psicológicos, a ginástica laboral favorece a mudança da rotina, reforça a autoestima, melhora a capacidade de concentração no trabalho, desenvolve o conhecimento corporal e mostra a preocupação da empresa com seus funcionários. Na vida social, a atividade desperta o surgimento de novas lideranças, favorece o contato pessoal e o sentido de grupo, promovendo a integração social e melhorando os relacionamentos.

Já para a empresa, a implantação da ginástica laboral traz outros benefícios. Estudos têm demonstrado que após três meses a um ano de implantação da ginástica laboral, observa-se que: diminuem as queixas de LER/DORT, há menores custos com assistência médica, são constatados alívio das dores corporais, ocorrem menos faltas, há mudança de estilo de vida e, o aumento da produtividade.

Carolina Amorim, Gestora do Departamento de Gestão de Pessoas, destaca: “Temos uma preocupação constante em proporcionar as melhores condições de trabalho a nossa equipe. As empresas devem direcionar tempo e orçamento no bem-estar e satisfação dos funcionários, pois isso terá reflexo imediato no rendimento e motivação dos mesmos”.

A Fadepe é uma empresa que investe em pessoas.

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias