Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

A Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), participou, na última semana, do Encontro Anual de Dirigentes de Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (FAIPES), em Belo Horizonte. Promovido pelo Fórum Permanente de Dirigentes de Fundações de Apoio às instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Fórum FAIPES), o evento tem como propósito discutir sobre temas de interesse para a atuação e o desenvolvimento das instituições e difundir as informações entre as fundações de apoio de Minas Gerais.

Na ocasião, a Fadepe integrou o fórum abordando o tema “Captação e execução de projetos em fundações: utilização prática do Sistema de Convênios (SICONV) e análise de casos concretos”. De acordo com o supervisor de Escritório de Projetos da Fadepe, Adriano Cândido da Silva, esse assunto foi escolhido, pois, além de estar presente na rotina de trabalho da instituição, o módulo SICONV ainda não é utilizado por algumas fundações na execução de seus projetos. “Vimos, no FAIPES, a oportunidade de compartilhar nossas experiências, apresentando casos concretos de convênios totalmente operacionalizados nessa plataforma. Com isso, pudemos evidenciar os benefícios e as principais dificuldades que vivenciamos em nosso dia-a-dia para garantir a correta alocação, no referido sistema, dos elementos de despesas inseridos nos Planos de Trabalho dos projetos”, explica o supervisor.

 

O SICONV

Criado pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, do Governo Federal, o módulo SICONV busca agilizar, aumentar a eficiência e, especialmente, garantir maior transparência ao processo de liberação de recursos públicos, permitindo a qualidade no controle da sua aplicação.

Adriano destaca a importância do uso da tecnologia a favor da transparência. “O SICONV proporciona uma fiscalização mais eficiente por parte dos Órgãos de Controle, além de instituir e padronizar os procedimentos de credenciamento e cadastramento das Fundações. Por meio desta plataforma, é possível ter acesso aos programas de transferências voluntárias disponibilizados pelo Governo Federal, de modo a permitir o envio de propostas para a gestão de novos projetos executados pelas instituições concedentes”.

 

FAIPES

Ele avalia ainda como “positiva e enriquecedora” a participação da Fadepe no fórum. “O contato com representantes de outras Fundações de Apoio de Minas Gerais permitiu o intercâmbio de informações relacionadas aos processos operacionais das instituições, contribuindo, assim, para o aprimoramento de nossas atividades e a troca de experiências sobre os procedimentos adotados por cada proponente”.

A décima edição do evento aconteceu nos dias 13 a 15 de setembro no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A organização do “X FAIPES” deste ano ficou por conta do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) que trabalhou temas como: “Os desafios da relação entre as Fundações e suas ICTs apoiadas”; “Administração de pesquisa sob a ótica do pesquisador”; “Compras e prestação de contas”; “Captação e execução de projetos”; “Marco Legal da C,T&I”; “Regulação de instrumentos jurídicos em MG”, entre outros.

Ao final do evento, a Fadepe foi eleita para organizar a XI edição do FAIPES, no próximo ano. A instituição acolheu o resultado com muita satisfação. “Podemos esperar um ambiente de interação e busca de soluções para as causas que nos são comuns, e que contribuirá para a continuidade da construção de objetivos estratégicos, que serão o esteio para as nossas conquistas”, diz a gerente de Negócios e Comunicação, Fernanda Silva.

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias