Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) atua junto a instâncias do governo e outras frentes, como o setor produtivo, para disseminar a importância da inovação tecnológica para o desenvolvimento das empresas e do Brasil.  

Ela é constituída por empresas das principais cadeias produtivas do Brasil e de diversos setores que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação, além disso, é associada a diversas outras instituições, incluindo a Fadepe.  

Dessa forma, é a única associação brasileira multisetorial e independente do ecossistema de inovação. 

 O surgimento e o propósito da ANPEI 

 A associação foi fundada no início dos anos 80, no âmbito do PACTo  (Programa de Administração em Ciência e Tecnologia), que é uma linha de atuação da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP). 

Como atividade regular do PACTo surgiram as Reuniões Nacionais dos Dirigentes de Centros de Tecnologia de Empresas, que discutiam melhorias para a prática de P, D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) dentro das empresas.  

Desse modo, em 1983 foi proposta e aprovada a criação da ANPEI, para exercer um papel ativo de representação das empresas engajadas em atividades de P, D&I com o governo e a sociedade.  

Atualmente, a associação tem 38 anos e é constituída por empresas de diversos setores e por entidades do Sistema Nacional de Inovação, que dão suporte às atividades de inovação (como as universidades, institutos de pesquisa e órgãos do governo; como secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados).  

 

Como a ANPEI promove nacionalmente inovação e tecnologia  

 

A entidade viabiliza ambientes de colaboração e cooperação com os associados, proporcionando atualizações de temas-chave e a articulação de políticas de incentivo à inovação. 

Ela promove a difusão da cultura da inovação, sendo uma das principais ações nesse sentido a Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica.  

Essa conferência é o maior evento anual sobre inovação no Brasil. Ele reúne diversos especialistas nacionais e internacionais em inovação, representantes de inúmeras empresas, do governo e de instituições de ensino e pesquisa.  

Além disso, ela atua na capacitação de recursos humanos para inovação, através do programa EducAnpei, trazendo diversos cursos sobre a temática. 

Outra importante iniciativa da associação são os Comitês Temáticos, que se reúnem mensalmente para debates e troca de experiências.  

Atualmente, 6 comitês estão ativos, sendo eles: Promoção da Interação ICT-Empresa; Gestão da Propriedade Intelectual; Alta Performance na Gestão de Centros de P&D; Fomento à Inovação; Inovação em Serviços e Relação entre Grandes e Médias e Pequenas Empresas como alavanca para a Inovação.  

 A importância da ANPEI para seus associados e para o país 

 A associação promove a integração entre seus diversos parceiros em prol da inovação tecnológica. Desse modo, os mais de 250 associados da entidade representam R $10 bilhões em investimentos em P, D&I no país.  

Dessa forma, a ANPEI reúne 60% do investimento privado em P, D&I e 50% da carteira de investimento em inovação do BNDES 

Conheça e acompanhe o incrível trabalho da ANPEI, associada da Fadepe.  E continue acompanhando o nosso site para conhecer outros parceiros e projetos! 

 

 

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias