Fadepe

Navegação de funcionalidades

Notícias

A pesquisa científica é essencial para o desenvolvimento tecnológico e para a solução de problemas existentes na sociedade. Porém, para uma pesquisa ser considerada científica, deve seguir uma série de procedimentos sistemáticos de investigação. Um desses elementos é o método científico.
O método científico, então, funciona como uma espécie de manual que determina como as perguntas devem ser feitas durante a pesquisa. Mais do isso, orienta o pesquisador e o conduz de forma lógica a descobertas e interpretações científicas.
Para entender como funciona o método científico e porque ele é essencial para a pesquisa científica, acompanhe o texto!

O que é um método científico e quais são suas etapas?

Como dito anteriormente, o método científico funciona como um manual que guia a pesquisa científica. Ou seja, ele determina um conjunto de passos ou um caminho que deverão ser seguidos até que os objetivos da pesquisa sejam atingidos. Essas etapas devem ser organizadas para que, sempre que necessário, o pesquisador consiga repetir o processo, passando pelas mesmas etapas e chegando a resultados esperados.
Uma pesquisa sempre parte de uma pergunta. A partir desse momento, o pesquisador irá buscar soluções capazes de resolver essa dúvida. Regra geral, a pesquisa segue certas etapas que caracterizam o método científico. Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.
Entenda a seguir cada uma dessas etapas:

  • Observação do método: com base na pergunta que se pretende responder, o pesquisador inicia a revisão bibliográfica já existente sobre o assunto;
  • Formulação de hipóteses: a partir do material obtido na revisão bibliográfica, o pesquisador começa a formular hipóteses que tentam explicar o objeto de estudo;
  • Realização do experimento: Nesta etapa o pesquisador irá verificar como o objeto se comporta em relação à hipótese formulada.
  • Aceitação ou rejeição da hipótese formulada: aqui é o momento no qual a pesquisa científica chega ao seu resultado. A partir da adequação ou não do objeto às hipóteses formuladas (etapa de experimentação), é possível formular afirmações cientificamente comprovadas.

Ultrapassadas todas as etapas que envolvem o método científico, as afirmações estabelecidas no estudo são denominadas teorias. Caso os resultados sejam testados diversas vezes e a resposta se mantenha sempre a mesma, essas afirmações se transformam em leis.

Principais tipos de métodos científicos

Apesar das etapas do método científico serem pré-estabelecidas, sua ordem de aplicação pode ser alterada. Assim, existem várias formas de aplicar o método e cada um dessas formas representa um tipo de método científico.
O método indutivo é aquele pelo qual se definem leis gerais ou afirmações científicas a partir da observação de fenômenos específicos. Segundo este método, se um fenômeno se repete em diversas experimentações, ele ocorrerá novamente em observações futuras.
Já o método dedutivo segue uma ordem contrária àquela proposta pelo método indutivo. Aqui, utilizam-se leis universais para se chegar a conclusões específicas. Um clássico exemplo proposto por Sócrates é bastante elucidativo:

  1. Todo homem é mortal
  2. Sócrates é um homem
  3. Logo, Sócrates é mortal

Existem ainda outros métodos menos usuais como o hipotético-dedutivo, o dialético, o estatístico, o comparativo e o experimental. Independente do tipo, é imprescindível que um método científico seja adotado durante a pesquisa. Com o uso de um método científico, o pesquisador adquire segurança na sua investigação e garantia de resultados confiáveis.
A Fadepe acredita na pesquisa como forma de desenvolvimento social, tecnológico e científico. Descubra como fazer para a sua pesquisa científica ser apoiada pela Fadepe!

 

Deixe o seu comentário

Identificação do usuário
Área de mensagem
Ir para o topo Canal de denúncias